25 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:39
MOSSORÓ
Da redação
03/02/2017 09:09
Atualizado
13/12/2018 10:43

"Fiquei deslumbrada", diz vereadora Aline Couto ao conhecer a Maternidade Almeida Castro

A legisladora elogiou a atuação dos interventores, juízes e promotores e cobrou empenho dos colegas políticos e da sociedade em geral para fortalecer o trabalho de restauração da maternidade
"Fiquei deslumbrada", diz a vereadora Aline Couto, de Mossoró, após conhecer o trabalho de reestruturação e ampliação dentro das normas exigidas pelo Ministério da Saúde, do Hospital Maternidade Almeida Castro, pela junta de intervenção judicial da Justiça Federal.
 
Na maternidade, a vereadora conversou com os interventores Benedito Viana e Larizza Queiroz. Recebeu informações da origem dos recursos que chegam na maternidade. Em seguida foi conhecer a estrutura já restaurada e a que está sendo revitalizada.
 
O primeiro ambiente visitado foi a nutrição, que foi reformado e ampliado e hoje serve média de 800 refeições dia para pacientes, acompanhantes, servidores e trabalhadores que estão reestruturando a sede do Hospital Maternidade Almeida Castro.
 
No Acolhimento (recepção), Aline Couto pôde observar que as futuras mães eram recebidas por dois médicos, que avaliavam e medicavam uma a uma numa poltrona confortável em duas salas climatizadas. No Centro Obstétrico, tudo normal em 50% da estrutura.
 
É que a na outra parte, os pedreiros estão trabalhando na estruturação e ampliação do setor, que vai passar a ter, além de salas cirúrgicas obstetras ampliadas, cinco salas de Pré-parto, Parto e Pós-parto para as mães terem seus filhos com parto normal.
 
Na UTI Neonatal, Aline Couto foi recebida pela enfermeira chefe Bárbara Samara. A estrutura tem espaço para 20 leitos e está com 17 ativos. No momento da visita, a vereadora observou que havia 14 bebês internados, que nasceram prematuros e com baixo peso.
 
Já na UTI adulto, a vereadora no exercício de sua função de fiscalizar a aplicação dos recursos públicos municipais, estaduais e federal em Mossoró, foi recebida pela enfermeira chefe Delma Linhares. Esta unidade tem 2 leitos reservados para a Maternidade e os outros seis são abertos para receber pacientes do Hospital Regional Tarcísio Maia.
 
Aline visitou também a Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Convencional e a Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Canguru, a Casa da Mãe Curuja Edilene Torquato, além das estruturas de alojamento conjunto e laboratórios.

"Eu fiquei encantada com tudo que vi"

 
Dados da Maternidade Almeida Castro em 2016
4.491 - Partos de bebês
3.098 - Cesáreos
1.348 - Partos normais
501 - Prematuros
410 - Com baixo peso
34 Bebês nasceram malformação congênita – microcefalia
18 Bebês tiveram a microcefalia confirmada
2.215 São bêbes de Mossoró
2.231 São bêbes de outras regiões
52 Bêbes gêmeos
207 Bêbes admitidos na UTI neonatal
352 Bêbes admitidos na UTI Intermediária
191 Admitidos na UTI intermediária canguru
379 Pacientes admitidos na UTI adulto
 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário