19 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:25
MOSSORÓ
Da redação
03/02/2017 14:37
Atualizado
14/12/2018 08:15

Matrículas para escola de tempo integral no bairro Belo Horizonte estão abertas

Estudantes do ensino médio passarão o dia na escola, com refeições garantidas pelo Estado, participando de atividades diversificadas em áreas como esporte e cultura
Cedida
A primeira escola de ensino médio de tempo integral de Mossoró está com matrículas abertas. De acordo com a direção da Escola Estadual Francisco Antônio de Medeiros, localizada no bairro Belo Horizonte, os alunos podem se matricular até o dia 6 de março, data do início das aulas.

“É uma experiência que vai trazer melhorias, na verdade já estamos identificando alguns avanços, como a chegada de novos freezers, utensílios para cozinha. Pelo que temos percebido, a nossa escola tem sido prioridade na 12ª Diretoria Regional de Educação e Cultura (DIREC)”, afirmou a diretora Adrielly Moura ao MOSSORÓ HOJE.

Os alunos matriculados para a 1ª, 2ª e 3ª série do ensino médio ficarão na escola das 7h às 16h30, ininterruptamente. Nesse intervalo, as refeições estão garantidas pelo Estado. Além das aulas das disciplinas comuns, os discentes participarão de atividades diversificadas, em áreas como cultura, esporte.

“Muitos alunos acham que vão passar o dia todo assistindo aula de português e matemática, por exemplo, mas a metodologia de ensino de tempo integral contempla uma série de atividades. Os professores passarão, inclusive, por um treinamento. Vamos receber suporte pedagógico, docentes para áreas específicas. Estava na hora dessa escola receber atenção especial, até porque estávamos correndo até o risco de fechar”, destaca Adrielly Moura.

Para efetivar a matrícula, os novos alunos precisam apresentar cópia e original do RG, CPF e histórico escolar do ensino fundamental. “Isso para quer for maior de idade, para quem não tiver completado 18 anos, é preciso apresentar também os documentos do responsável”, explica a diretora.
A Escola Francisco Antônio de Medeiros está localizada na Rua Mário Câmara, nº 193, nas proximidades do Tempero Regina.
 
“É um marco para a educação no RN”, diz secretária Cláudia Santa Rosa


Em conversa recente com o MOSSORÓ HOJE, a secretária estadual de Educação, Cláudia Santa Rosa, destacou a importância da implantação do tempo integral, principalmente no ensino médio. “O Rio Grande do Norte está dando um passo importante”, reforçou.
 
“O tempo integral é meta do Plano Estadual de Educação, acompanhando as metas do Plano Nacional, que prevê, em 10 anos, 50% das escolas funcionando em tempo integral. Em 2016, tivemos essa metodologia instalada em 10 escolas de ensino fundamental, e serão mais sete este ano. No ensino médio, teremos 18 escolas”, explica a secretária.

Segundo Cláudia Santa Rosa, o Estado poderia apresentar ao Ministério da Educação até 16 escolas para serem inseridas na portaria que prevê recursos na implantação do tempo integral no ensino médio, no entanto, o Governo foi além e apresentou uma lista com 18 unidades.

“Fomos ousados, apresentamos 18, a proposta foi aprovada e Mossoró foi contemplada com uma escola. A cidade já tinha uma do ensino fundamental, que é a Cardeal Câmara, e partir de agora vamos fortalecer a Escola Francisco Antônio de Medeiros, melhor equipá-la, há recursos, um aporte de R$ 2 mil por aluno, por ano, para ampliar a verba já existente do Fundeb. Estamos trabalhando com escolas que tenham pelo menos 10 salas, cada uma com 40 alunos. É um marco na educação do RN”, conclui Santa Rosa.
 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário