18 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:25
VARIEDADES
Da redação
14/02/2017 15:54
Atualizado
13/12/2018 17:48

"Próximo jogo do Flamengo estaremos juntos", diz jovem com leucemia ao encontrar doador de medula

A espera de Marcos Paulo Medeiros, 19 anos, se encaminha para o fim. Desde abril de 2016, ele buscava um doador de medula óssea. Especialistas afirmam que chance de encontrar doador compatível é 1 a cada 100 mil
Cézar Alves/MH
Uma batalha árdua pode chegar ao fim para o jovem Marcos Paulo Medeiros Carlos de Amorim, de 19 anos, natural de Almino Afonso. Desde abril de 2016, Marcos Paulo foi diagnosticado como Leucemia tipo LLA, e entrou na busca por um doador de medula óssea.

A notícia mais esperada chegou nesta terça-feira (14). Durante um exame no Centro de Oncologia de Mossoró, Marcos e sua família foram informados pelo médico Dr. André Aleixo de que três pessoas com medula óssea compatíveis foram encontradas no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME).

Feliz e esperançoso com a novidade, Marcos Paulo acredita que tudo dará certo e logo logo, ele poderá ir novamente aos estádios assistir o jogos do time do coração, o Flamengo. 

Em entrevista exclusiva ao MOSSORÓ HOJE, o jovem falou sobre os próximos passos do tratamento em busca da cura e da felicidade de ter encontrado os doadores.

"Primeiramente agradeço a Deus e a toda minha família, que tem me dado total apoio e aos meus amigos, até quem eu não conheço que entrou nessa campanha por doação de sangue e medula óssea, hoje eu estou com sentimento de gratidão a tudo que fizeram por mim", contou Marcos Paulo, feliz.

Em entrevista em novembro do ano passado ao MH, Marcos Paulo disse que encontrar o doador 100% compatível era seu maior sonho.

Agora o desafio é seguir os próximos passos para que, correndo tudo bem, seja feita a transfusão. A partir de agora os doadores são contatados pelo Redome. Serão questionados se, de fato, querem fazer a doação.

Caso a resposta seja afirmativa, tanto o doador quanto Marcos Paulo passarão por uma bateria de exames. Em cerca de 15 dias, terá a confirmação da compatibilidade.

Feliz pela grande notícia, Marcos Paulo incentiva as pessoas para fazer a doação, tanto de sangue quanto de medula óssea. Ressaltou o que pode ser importante para algumas pessoas, pode salvar a vida de outras.  

"Assim como eu precisei e preciso, muitas outras pessoas precisam. [...] Hoje eu vou fazer 20 anos e entendo pelo que eu estou passando, e imagino as crianças que não sabem pelo que estão passando, penso na forma como os pais precisam contar a situação para elas, por isso peço que continuem com essas campanhas de doação de sangue, doação de medula óssea", explicou o jovem.

Ao ser diagnosticado com a doença em abril de 2016, Marcos Paulo mudou-se para Mossoró, onde começou o tratamento. Desde o início, ele chegou a ser internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). A rotina era de quimioterapia, um tratamento considerado pelos médicos como desgastante e doloroso. 

Após melhora no seu quadro, foi liberado para ir para casa, em Almino Afonso. Em agosto, infelizmente, contraiu calazar, causada pela infecção por parasitas do gênero Leishmania. Tomou cinco de sete dozes de medicamentos, e felizmente, ficou curado - seguindo o tratamento da leucemia. 

Especialistas apontam que chance de encontrar um doador de medula óssea compatível é 1 em cada 100 mil. O procedimento da doação é muito simples e pode salvar vidas. 

Em entrevista, Marcos Paulo demonstra a felicidade por ter encontrado doadores e confiante na cura. Ele conta que logo logo espera ir assistir a um jogo do Flamengo, time pelo qual ele é fanático:


 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário