25 ABR 2024 | ATUALIZADO 16:54
MOSSORÓ
Da redação
15/02/2017 08:43
Atualizado
13/12/2018 03:32

“É de emocionar”, diz vereador Genilson Alves em visita à Maternidade Almeida Castro

Genilson fez parte de um grupo de nove vereadores de Mossoró que foram conhecer como estão sendo aplicados os recursos públicos na reestruturação da Maternidade Almeida Castro
Cézar Alves/MH
Os vereadores Alex do Frango, Isolda Dantas, Toni Cabelos, Petras Vinicius, Genilson Alves, Rondinelli Carlos, Raério Araújo e Ozaniel Rodrigues, cumprindo o dever de fiscalizar a aplicação dos recursos públicos, visitaram na manhã desta terça-feira, 14, o trabalho de restauração e ampliação do Hospital Maternidade Almeida Castro.

Antes já havia ido à maternidade a vereadora Aline Couto, que saiu de lá maravilhada com o trabalho de restauração e ampliação dos serviços maternos infantis de Mossoró, para atender cerca de 1 milhão de habitantes do Oeste do Rio Grande do Norte, parte da Paraíba e do Ceará. Para a vereadora, o trabalho realizado possibilita salvar muitas vidas.

Veja Mais

“Fiquei deslumbrada”, diz vereadora Aline Couto ao conhecer a Maternidade Almeida Castro

Nesta terça, antes de visitar as instalações do Hospital Maternidade Almeida Castro, bem como as obras em andamento, os vereadores se reuniram com a coordenadora da intervenção Larizza Queiroz. Pediram dados referentes aos recursos que entram na Maternidade dos cofres públicos Municipais, do Sistema Único de Saúde e também do Governo Estado.



Os vereadores também quiseram saber sobre as cirurgias eletivas, que estão praticamente paradas, especialmente ortopédicas, principalmente por falta de interesse da atual administração. Nas instalações, os vereadores conheceram a Nutrição, que serve em média 800 refeições por dia, depois passaram no acolhimento e conversaram com os médicos.

Na UTI adulto, que tem 8 leitos instalados desde o segundo semestre de 2015, os vereadores foram recebidos pela enfermeira chefe Delma Linhares. Ela explicou que em 2016 foram admitidos 379 pacientes, sendo que em sua grande maioria regulados pelo Hospital Regional Tarcísio Maia. Mostrou que existem bons equipamentos instalados e na reserva.

Na UTI neonatal nova, com 20 leitos, sendo que 17 ativos e todos ocupados, os vereadores observaram bebês prematuros extremos pensando menos de 1 quilo sendo cuidados por técnicos de enfermagem, enfermeiros e 4 médicos, numa ótima estrutura. “É de emocionar. Os bebês são bem pequenos”, destaca o vereador Genilson Alves.

“Muitas mulheres de outras regiões”, observa vereador Raério Cabeção

Nos 12 leitos da Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo) ou Berçário, os vereadores conversaram com a enfermeira Tâmara. Ela mostrou as instalações, apresentou a equipe e destacou que nesta terça-feira, 14, a unidade estava com 8 dos seus 12 leitos ocupados. “Muitas mulheres de outras regiões”, observa Raério Cabeção.


Nos 18 leitos da Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa), os vereadores entraram nas unidades e conversaram diretamente com os pais dos bebês. Ficaram impressionados com os depoimentos de mães que vieram de Alexandria e Angicos. “São famílias carentes que receberam atenção especial”, diz Alex do Frango.

A coordenadora das ações de rede cegonha e aleitamento materno, Edilene Torquato, conversou com os vereadores. Explicou a necessidade de se ter UTI neonatal, Berçário, Canguru, Programa de Aleitamento Materno, de Gestão de Alto Risco, vacinas, e outros projetos que estão sendo implantados na maternidade, para salvar os bebês que nascem prematuros extremos, baixo peso ou com alguma patologia.

"Agora somos recebidos com sorriso na maternidade", diz vereador Ozaniel

O vereador Ozaniel Rodrigues, que é servidor do SAMU/Mossoró, disse que conheceu bem a estrutura da Maternidade Almeida Castro antes da Intervenção e diz que depois da intervenção encontra satisfação dos servidores da portaria aos médicos, assim como fala em deslumbramento com a estrutura de UTIs e programas complementares.


“Isto não existia. Aliás, acho que nem sabiam que poderia existir. Temos uma maternidade de porte sendo estruturada em Mossoró e não podemos em hipótese nenhuma parar este trabalho. Quero parabenizar os interventores e principalmente os juízes que estão atuando nesta intervenção, pelas vidas salvas, e tantas outras que serão salvas de agora em diante. Isto é muito mais do que interesses políticos”, conclui Ozaniel Rodrigues, explicando aos seus colegas durante a visita à maternidade.

Os vereadores também visitaram as instalações de mais de 50 leitos de alojamento, onde as mulheres ficam se recuperando após o parto e também o laboratório, que atualmente faz média de 12 a 15 mil exames por dia, atendendo toda a demanda da Maternidade também do Centro Cirúrgico. “Os resultados saem rápido e agiliza e muito os cuidados ao paciente”, diz a interventora Larizza Queiroz.

Os vereadores conheceram também a Casa da Mãe Curuja Edilene Torquato (20 leitos), onde mães carentes que vêm de outras cidades ficam hospedadas gratuitamente dentro da maternidade, acompanhando o tratamento de seus filhos na UTI, Berçário ou no Canguru. “Tem mulher de Angicos, de Alexandria, de Pau dos Ferros, e até de outros estados”, declarou o vereador Alex do Franco ao concluir a visita.

Vereadores vão levar pleitos a deputados para reforçar restruturação da Almeida Castro

O vereador Petras Vinícius disse que junto com os outros colegas vereadores vai conversar com deputados de seu partido, que atuam na região do Alto Oeste, para conseguir apoio para o trabalho de restauração e ampliação da Maternidade. 

“Ficamos tocado com o trabalho realizado, com apoio dado às mães destas cidades e vamos levar este pleito aos nossos deputados e temos a certeza que vamos manter e ampliar este trabalho”, destaca Petras Vinícius durante a visita.


A vereadora Isolda Dantas concorda com Petras Vinícus. Para ela, o trabalho de restruturação e ampliação da Maternidade teria mais agilidade com mais recursos, que podem ser alocados através de emendas impositivas na Assembleia e no Congresso Nacional.  

“Daí a importância conhecermos a maternidade a apresentamos aos nossos líderes”, diz Isolda Dantas, que vai conversar com a senadora Fátima Bezerra neste sentido. “Reconhecemos e aplaudimos de pé o trabalho dos interventores, dos promotores e dos juízes”, conclui Alex do Frango ao analisar os dados estatísticos da maternidade.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário