29 MAR 2024 | ATUALIZADO 18:35
MOSSORÓ
Da redação
15/02/2017 12:59
Atualizado
14/12/2018 03:32

Alerta: canais do rio obstruídos representam ameaça real de inundação do Centro de Mossoró

“É muito preocupante”, afirma o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Mossoró, Michelson Frota, destacando que algumas lojas do Centro da cidade já foram afetadas com as primeiras chuvas do ano
Após as enchentes de 1985, que inundou praticamente todas as lojas no Centro de Mossoró, causando um enorme prejuízo, o então prefeito Dix-huit Rosado colocou em prática um projeto ousado: a tricotomização do Rio Mossoró, dividindo, na prática, o Rio em três partes, diminuindo assim o impacto das fortes enchentes que viessem a cair, beneficiando, principalmente, bairros como o Centro, Alto da Conceição e Ilha de Santa Luzia.

Imagem do Google Earth mostra tricotomização do Rio Mossoró
 
Passados mais de 30 anos, nenhum outro grande investimento foi feito pelo Poder Público no Rio, como dragagem para desobstruí-lo. Hoje, com o prenúncio de um bom inverno, a situação é preocupante, pois os braços secundários do Rio estão obstruídos e o número de construções em suas margens cresceram vertiginosamente ao longo das últimas décadas.
 
Diante desse quadro, entidades empresariais estão se reunindo nesta quarta-feira, 15, para cobrar ações efetivas que evitem uma possível inundação no Centro de Mossoró. O medo é que até agora o rio continua sem receber água em grandes volumes, mas apenas com a água das chuvas localizadas, já foi possível constar inundações em lojas, casas e condomínios projetados.
 

"É muito preocupante, pois com as primeiras chuvas algumas lojas do Centro da cidade já foram afetadas com a entrada de água", destacou Michelson Frota, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Mossoró (Sindivarejo), acrescentando que já entrou em contato com a Secretaria Executiva de Serviços Urbanos. "Fui, inclusive, muito bem atendido", disse.


O leito principal do rio Mossoró, no Centro, está totalmente tomado por algas (FOTO acima), que, devido ao volume ser muito grande, tende a formar uma represa natural na parede da barragem e represar a água no Centro da cidade.

A equipe do portal MOSSORÓ HOJE percorreu os principais trechos do Rio Mossoró e constatou a situação de alerta em que se encontra os canais criados a partir do processo de tricotomização.


 
Há setores, como o próximo ao Hotel Villa Oeste, em que não é possível sequer enxergar as águas do Rio. Vegetação, lixo e entulhos praticamente fecharam o canal do rio. Entre a antiga lanchonete Cycy Lanches e a LE Pneus, a situação é semelhante.
 
Além das obstruções, há o agravante das construções às margens do Rio Mossoró, que continuam sendo autorizadas. Ao longo dos anos, as margens do rio e de seus canais foram em parte aterradas, terraplanadas e espaços que serviam para drenar as águas deram lugar a hotéis, lojas de revenda de automóveis, depósitos de materiais de construção, residenciais e outros empreendimentos, que tira o curso natural do rio.



Por meio de nota,  Prefeitura infomrou que está, através da Secretaria de Defesa Civil, mapeando todas as áreas de risco e verificando a situação desse e de outros pontos vulneráveis. "A atuação da Defesa Civil ocorre em parceria com a Secretaria de Serviços Urbanos, que está atuando com equipes de plantão disponíveis para as ocorrências. O secretário Eliéser Girão está visitando os trechos e em constante acompanhamento da previsão meteorológica e atento a intensificação dos índices pluviométricos", destacou o Município.

VEJA mais fotos feitas pela equipe do MOSSORÓ HOJE:




 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário