28 MAR 2024 | ATUALIZADO 18:35
ESTADO
Da redação
16/02/2017 07:57
Atualizado
13/12/2018 22:32

“Moradia Cidadã atenderá primeiramente Grande Natal e Mossoró”, diz Cehab

João Ronaldo da Nóbrega Filho, presidente da Cehab, explicou os trâmites do projeto e as vantagens de se inscrever nele. Programa visa oferta de imóveis com preços diferenciados para servidores estaduais
Divulgação/CEAHB
A “Moradia Cidadã”, programa apresentado pelo Governo do Rio Grande do Norte, contemplará, a princípio, os municípios da Grande Natal e Mossoró. A expectativa, todavia, é que, com o sucesso do projeto, mais cidades potiguares sejam atendidas eventualmente.

De acordo com o presidene da Companhia Estadual de Habitação e Desenvolvimento Urbano do RN (CEAHB), João Ronaldo da Nóbrega Filho, o programa atuará em duas vertentes: "Moradia Cidadã Servidor" e o "Moradia Cidadã Municípios". 

"Com a crise no país, vemos que o mercado imobiliário está frio. Não encontramos compradores por mais descontos e vantagens que se apresentem. Estamos fazendo um levantamento a nível estadual para saber quais servidores têm suas moradias ou não. Em paralelo, criamos um software para que o servidor se inscreva no site do Governo do Estado com sua matrícula como propenso comprador dessas unidades que o Sinduscon vai disponibilizar. Ele verá quais empreendimentos estão cadastrados por tipologia de imóvel e bônus. Quando se interessar, ele se inscreve e automaticamente recebe uma ficha com as documentações que precisa levar à companhia", explicou. 

A partir disso, segundo o presidente, a documentação será encaminhada da Cehab a um correspondente parceiro e, ao mesmo tempo, a construtura receberá uma mensagem, bem como a instituição financeira. 

Para João Ronaldo, a intenção é que o processo leve, no máximo, 30 dias, assim concedendo a moradia digna ao servidor com até 20% de desconto de seu valor nominal no balcão. 

Ainda segundo o presidente da Cehab, o programa terá outra vantagem: o “Cartão Reforma”, que promete melhorar a situação de imóveis pré-existentes. 

“No ‘Moradiã Cidadã Municípios’, haverá o ‘Cartão Reforma’ que abrangerá essa faixa de renda até o ‘Minha Casa Minha Vida Faixa 1’, que o governo federal suspendeu por falta de recursos. O ‘Cartão’ funcionará nos municípios. Os governos estadual e federal farão acompanhamentos e fiscalizações, mas o executor será 100% o município. Como exemplo, supondo-se que haja 100 unidades habitacionais em situação precária precisando de reforma; o município fará o projeto da reforma; levantará a demanda social e materializará em arquivo para mandar ao Ministério das Cidades, que deverá aprovar e conceder os benefícios”, disse.

Com informações Agora RN

 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário