25 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:39
MOSSORÓ
Da redação
16/02/2017 08:50
Atualizado
13/12/2018 03:05

Programa do Sebrae vai atender 7,5 mil empresas gratuitamente no RN

Já estão abertas as inscrições para o programa Negócio a Negócio, que, este ano, deve atender 7.540 empresas com soluções in loco para problemas de gestão e processos.
Sebrae-RN

O Sebrae no Rio Grande do Norte vai oferecer atendimento personalizado e gratuito mais de 7,5 mil empresas – entre Microempreendedores Individuais (MEI), microempresas e potenciais empresários -  em todo o estado, através do Programa Negócio a Negócio.

A iniciativa leva soluções in loco para problemas enfrentados no dia a dia do negócio. Para participar, o empreendedor precisa procurar um ponto de atendimento do Sebrae em Natal e no interior do estado ou ligar para o 0800 570 0800.

De acordo com a gestora do programa, Jupira Nunes, a vantagem é que, com o Negócio a Negócio, a empresa ganha melhor desempenho de produção ou prestação de serviços, bem como dos colaboradores e aperfeiçoamento contínuo das formas de atuação no mercado. Além disso, proporciona  maior controle sobre a área financeira, garantindo a longevidade do negócio.

Segundo a gestora, neste ano, 60% dos atendimentos serão direcionados a microempreendedores, 30% para microempresas e 10% para aqueles que estão na iminência de abrir um negócio.

As orientações vão envolver empresas de Natal e região metropolitana, assim como cidades das regiões onde o Sebrae possui escritórios regionais, a saber no Agreste, Alto Oeste, Mato Grande, Médio Oeste, Oeste, Seridó e Trairi.

No estado, o programa conta com 25 Agentes de Orientação Empresarial (AOE) e cinco tutores especialistas, que ficam encarregados dos atendimentos. São três visitas in loco. Na primeira, o empresário recebe o agente, que levanta dados cadastrais e gerenciais da empresa. Essas informações são analisadas por especialistas, que fazem um diagnóstico do negócio.

No segundo atendimento, o empresário recebe um relatório com orientações empresariais. Esse documento aponta ferramentas de gestão para sanar os pontos fracos identificados. Há ainda uma terceira visita, para avaliação dos resultados alcançados e levantamento das dificuldades encontradas na implantação das soluções indicadas.

Nessa etapa, o empresário recebe o Caderno de Ferramentas, uma cartilha que ensina a implantar rotinas essenciais para fortalecimento do negócio, como fluxo de caixa, controle de estoque e cadastro de clientes. Todos os atendimentos são rigorosamente avaliados e o acompanhamento pelos agentes, capacitados pelo Sebrae, que repassam noções básicas de gestão.

Em 2016, o programa atendeu no Rio Grande do Norte 8.894 empresas, sendo a maioria (57%) ligada à atividade do comércio de artigos de vestuário e acessórios, minimercados e mercearias (20%) e também salões de beleza (19%).

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