23 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:23
ESTADO
Da redação
26/02/2017 17:03
Atualizado
14/12/2018 04:24

Aluno da UFERSA leva a história do idoso salineiro e rezador de Porto do Mangue ao Canal Futura

Este é o segundo projeto que o aluno de UFERSA emplaca no Canal Futura; no primeiro foi contou a história da marisqueira Dona Terezinha de Jesus, com o documentário “Mulheres da Lama”

Pela segunda vez o aluno da Licenciatura em Educação do Campo da Ufersa e bolsista do Núcleo de Audiovisual da Universidade, Francisco Bezerra (foto ACIMA), teve um projeto de vídeo selecionado para o 9º Chamado Público de Curtas 2017 do Canal Futura.

O projeto "Carne de Santo" se propõe a contar a história de um senhor de 80 anos, negro, gay, rezadeiro, que, depois de décadas trabalhando nas salinas, atualmente mora sozinho, numa casinha de taipa no município de Portal do Mangue, do litoral norte do Rio Grande do Norte.

O anúncio aconteceu na tarde desta sexta, 24. Mais de 550 trabalhos do Brasil inteiro se inscreveram e apenas 30 foram selecionados, entre eles está o projeto de curta “Carne de Santo” de Francisco Bezerra da Ufersa.

Com a história selecionada, Francisco agora fará um treinamento na Central Globo de Produções no Rio de Janeiro onde irá receber todas as orientações e consultorias para a execução do documentário. Pelo edital da seleção, o Canal Futura deve apoiar o curta com uma ajuda de custo.

Pelo roteiro, “Carne de Santo” vai levar para a telona a história real do senhor Damião de 80 anos. Um idoso negro, homossexual e rezadeiro que mora sozinho numa casa de taipa no município de Porto do Mangue. O filme pretende mostrar o dia a dia deste senhor que vive de doações.

"É mais uma pessoa invisibilidade pela sociedade que contará, no documento Carne de Santo, a magia da vida. Apesar de tudo, é um ser humano formidável, generoso e que tem uma história linda para contar. O roteiro ficou lindo", diz Francisdo Bezerra empolgado ao receber o anúcio do Canal Futura.

Esta é a segunda vez que um projeto de audiovisual da Ufersa é selecionado pelo Canal Futura. Em 2015, a história de Dona Terezinha de Jesus, marisqueira de Porto do Mangue, ganhou as telas de documentário do Brasil inteiro com o filme “Mulheres da Lama”.

“Estou muito satisfeito e ainda sem acreditar que fomos selecionados mais uma vez pelo Canal Futura. Isso é fruto do nosso esforço do Núcleo do Audiovisual, do Curso de Educação do Campo e toda a Ufersa. Um aluno da Universidade que pela segunda vez tem seu trabalho reconhecido diante de centenas de outros projetos brasileiros é um grande feito que só nos deixa estimulados a fazer sempre mais e melhor”, comemorou Francisco Bezerra.

Ficha técnica
"Carne Santa" - Documentário
Francisco Bezerra - Diretor premiado
Chagas Santos - diretor de cenografia
Gerson Luiz - Edição

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário