25 ABR 2024 | ATUALIZADO 14:33
NACIONAL
Da redação
27/02/2017 14:16
Atualizado
14/12/2018 00:49

No Rio, Mangueira e Portela encerram desfiles na noite de hoje

O grupo especial do Rio de Janeiro terá hoje (27) sua segunda noite de desfiles, que será encerrada pelas duas maiores campeãs do carnaval: Portela e Mangueira.
O grupo especial do Rio de Janeiro terá hoje (27) sua segunda noite de desfiles, que será encerrada pelas duas maiores campeãs do carnaval: Portela e Mangueira.
 
Na primeira noite, desfiles grandiosos de Beija-Flor e Salgueiro e as participações emocionantes na Grande Rio e na Imperatriz foram os destaques. Na Paraíso do Tuiuti, um carro alegórico atropelou 20 pessoas e três estão internadas, em estado grave, no Hospital Souza Aguiar.
 
Às 22h, o desfile começa com a União da Ilha e seu enredo sobre o tempo, em uma perspectiva trazida por lendas angolanas. A escola vai mostrar o poder transformador do tempo e sua regência sobre a "árvore da vida", criando, como diz a sinopse do enredo, "a cronologia entre as raízes do passado, as folhas do presente e os frutos do futuro".
 
O segundo desfile, às 23h25, é o da São Clemente, escola que escolheu o curioso enredo Onisuáquimalipanse, palavra inventada para aportuguesar a frase "envergonhe-se quem pensar mal disso", em francês. Ambientado na França, de Luís XV, o enredo vai contar uma história de palácios estravangantes, vaidade e corrupção.
 
A terceira escola da noite é a Mocidade de Padre Miguel, que vai ao clássico As Mil e uma Noites resgatar o conto de Sherazade para falar sobre o Marrocos. Palácios, hábitos e religião devem entrar no enredo, que vai lembrar também a imigração árabe para o Brasil.
 
A Unidos da Tijuca vai unir o saxofonista Louis Armstrong e o compositor Pixinguinha, em uma homenagem à importância dos dois para a música do Continente Americano. O enredo cria a partir de um encontro real entre os gênios, ocorrido em 1957, no Palácio das Laranjeiras, no Rio de Janeiro. O desfile está marcado para 2h15.
 
Logo depois, é a Portela que desfila na Marquês de Sapucaí, às 3h40. A escola de Madureira vai falar do papel central dos rios na vida humana, desde a formação das civilizações, o comércio e a urbanização. A fé, os mitos e a necessidade de preservação dos rios também estão na programação da escola.
 
Campeã no ano passado, a Mangueira entra com peso na avenida, às 4h50, e pede intercessão aos santos para ganhar mais um carnaval. A escola vai levar para a Sapucaí os santos que marcam a fé brasileira, sejam eles católicos ou de matriz africana.


Liga promete providências para evitar acidentes na Sapucai

A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) vai se reunir logo após o carnaval para debater, entre outras questões, o acidente com o carro alegórico da Paraíso do Tuiuti, que deixou pelo menos 20 vítimas ontem (26), das quais três em estado que inspira cuidados. A agremiação abriu o desfile das escolas do Grupo Especial, na Marquês de Sapucaí.
 
O diretor de Carnaval da Liesa, Elmo José dos Santos, disse hoje (27) que cada escola vai fazer um relatório de sua passagem no Sambódromo e o plenário da Liga tomará as medidas necessárias para que isso não volte a ocorrer. “Nós fazemos um balanço de tudo o que ocorreu e o plenário procura dar um contraveneno nas coisas erradas que ocorrem”, afirmou.
 
Elmo Santos reiterou que a Liesa está sensibilizada e solidária com as vítimas. Lembrou, porém, que no momento do acidente, estava chovendo, o que propiciou que a roda maluca do carro alegórico fosse escorregando para um lado, o que dificultou a manobra para fazer a curva em direção à entrada na Marquês de Sapucaí. Além disso, ficam pessoas no meio da pista, “que também não deveriam estar ali, principalmente próximas à grade, porque não tem nem para onde correr na curva do carro”.
 
A diretoria da Liga vai conversar para que o incidente não se repita. Uma das ideias é impedir que o público tenha acesso a esse local, onde os carros alegóricos se posicionam, ”principalmente do lado do Setor 1, que não tem nem calçada. Ali é o lugar onde o carro faz a curva. É um risco desnecessário que as pessoas correm quando, na verdade, deveriam estar em cima da calçada, do outro lado”.
 
Segundo Santos, está todo mundo na Liesa chateado com o problema. “Não queremos isso. Isso nunca aconteceu no carnaval. Mas vamos tomar as providências”, garantiu.

 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário