22 NOV 2024 | ATUALIZADO 08:28
MOSSORÓ
Da redação
01/03/2017 11:10
Atualizado
12/12/2018 20:48

Campanha da Fraternidade 2017 será lançada em Mossoró nesta quinta, 2

Esse ano, o tema da Campanha é “Fraternidade: Biomas brasileiros e defesa da vida" e o lema "Cultivar e guardar a criação"
Divulgação
Com o tema Fraternidade: biomas brasileiros e a defesa da vida, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) abriu nesta quarta, 1º, a Campanha da Fraternidade 2017. Em Mossoró, o lançamento acontece nesta quinta, às 9h, com entrevista coletiva do bispo Dom Mariano Manzana, no Horto Municipal, localizado às margens da BR-110, próximo à entrada do Conjunto Vingt Rosado.

Esse ano, o tema da Campanha é “Fraternidade: Biomas brasileiros e defesa da vida" e o lema "Cultivar e guardar a criação" (Gn 2,15).  A campanha iniciativa busca criar uma consciência sobre guardar e preservar os biomas para promover relações fraternas com a vida e a cultura dos povos originários de cada um dos biomas.

Entre as ações propostas estão o aprofundamento de estudos e debates nas escolas públicas e privadas sobre o tema abordado pela campanha. Segundo a CNBB, o fortalecimento das redes e articulações, em todos os níveis, também é proposto com o objetivo de suscitar nova consciência e novas práticas na defesa dos ambientes essenciais à vida.

Além disso, o texto chama a atenção para a necessidade de a população defender o desmatamento zero para todos os biomas e sua composição florestal.
No campo político, o texto-base da campanha incentiva a criação de um projeto de lei que impeça o uso de agrotóxicos. “Ele indica ainda que combater a corrupção é um modo especial para se evitar processos licitatórios fraudulentos, especialmente em relação às enchentes e secas que acabam sendo mecanismos de exploração e desvio de recursos públicos”, informou a CNBB.

No Brasil, a Campanha da Fraternidade existe há mais de 50 anos e sua abertura oficial sempre ocorre na Quarta-feira de Cinzas, quando tem início a Quaresma, época na qual a Igreja convida os fiéis a experimentar três práticas de penitência: a oração, o jejum e a caridade.

Com informações da Agência Brasil
 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário