18 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:21
MOSSORÓ
Da redação
08/03/2017 17:58
Atualizado
13/12/2018 23:17

“Não tenho nem palavras para descrever”, diz o juiz Orlan Donato sobre apoio dos vereadores

“Entendemos que é fundamental à vida”, comenta ao magistrado o vereador Alex do Franco sobre a restauração e ampliação do Hospital Maternidade Almeida Castro
Cezar Alves/MH
O juiz Orlan Donato Rocha, da 8ª Vara Federal de Mossoró, recebeu uma comitiva de sete vereadores no final da tarde desta quarta-feira, 8, em seu gabinete no Fórum da Justiça Federal de Mossoró, para tratar especificamente do trabalho de restauração e ampliação da estrutura do Hospital Maternidade Almeida Castro.

A comitiva de vereadores foi formada por Petras Vinícius, Alex do Frango, Genilson Alves, Aline Couto, Raério Araújo, Rondinelli Carlos e Ozaniel Mesquita. A vereadora Isolda Dantas pediu para justificar sua ausência dizendo que estava num evento agendado anteriormente. Os vereadores abriram a reunião explicando que conheceram a maternidade.

Veja mais
É de emocionar, diz o vereador Genilson Alves em visita a Maternidade Almeida Castro


“Observamos o avanço maravilhoso na estrutura interna do Maternidade Almeida Castro e sua importância para Mossoró e região”, disse Petras Vinícius. Alex do Frango afirmou que já vinha acompanhando a evolução dos trabalhos da Junta de Intervenção desde o início e que vai continuar trabalhando para que os interventores deem continuidade.

“Este é meu segundo mandato. Durante o primeiro, ficamos sabendo que lá os médicos faziam escolha de Sofia. Hoje observamos a estrutura sendo melhorada e ampliada”, acrescenta Genilson Alves. “Eu também vi o que era antes e agora conheci como está e admito que fiquei muito feliz com o avanço. São crianças sendo salvas. O senhor é o anjo”, pontuou Aline Couto.

O vereador Rondinelli Carlos destacou que o trabalho que está sendo feito pelos interventores precisa ser conhecido pela população, até como forma de ter mais confiança quando for ter seu bebê. “Já aprovamos a realização de uma Audiência Pública e aproveitamos para convidar o senhor para estar presente e dá o seu testemunho”.

O vereador Raério Araújo lembrou que quando esteve na maternidade conversou com as mães, e inclusive mulheres humildes de várias cidades da região, que jamais teriam condições levar seus filhos para uma unidade de UTI neonatal como a que existe na Maternidade Almeida Castro. “São bebezinhos de 450 e 500 gramas ganhando peso e vivendo”, diz.

“Pelo amor de Deus, doutor, não deixe esta maternidade voltar para a mão daquele povo”, acrescentou Raperio Araújo ao juiz Orlan Donato.
Já o vereador Ozaniel Mesquita, que é servidor do SAMU, contou a experiência da família dele vivenciada na maternidade antes e durante a intervenção. “Eu 2010 fui ter meu filho lá e não tinha se quer um berço. Botaram ele num berço de ferro horrível. Agora fiquei encantado com o que existe à disposição das mães, inclusive com uma sala com berços reservas”, lembra.



“Eu sou de Antônio Martins. As mulheres daquela cidade quando vinham ter seus bebes em Mossoró, e os bebês precisavam ficar um tempo na UTI, não tinham onde ficar. Agora ficam num hotel lá dentro. Até Wifi tem”, diz o enfermeiro vereador, falando sobre a Casa da Mãe Edilene Torquato, instalada para servir de apoio às mães de outras regiões.

Ao final, os vereadores colocaram seus mandatos à disposição dos interventores e do próprio juiz para ajudar no que for possível no processo de restauração e ampliação da Maternidade Almeida Castro. “Entendemos que é fundamental à vida”, explica o vereador Alex do Frango, com o sinal positivo de todos os demais vereadores presentes.

O juiz Orlan Donato, por sua vez, solicitou que os vereadores, no cumprimento do dever deles, fiscalizassem e cobrassem do Poder Executivo Municipal mais agilidade na liberação dos recursos. Segundo ele, não tem sentido o Governo Federal repassar os recursos numa data (a cada dia 10 de cada mês) e a Prefeitura de Mossoró ficar retendo estes recursos.

Orlan Donato também destacou que o apoio dos vereadores será muito bem-vindo. Ele relatou que no momento os interventores estão somando esforços para aplicar os poucos recursos que têm para manter a estrutura já funcionando e, ainda, investir na reestruturação do restante da maternidade. “Precisa melhorar a frente”, afirmou o juiz.

O vereador Petras Vinícius disse que está articulando junto às lideranças da Bancada Federal em Brasília para consegui a liberação de recursos para a Maternidade. “Sabemos que precisa melhorar a frente, continuar as obras lá dentro e investir na estrutura hidráulica e elétrica”. “E eu recomendo recursos destas emendas para as causas trabalhistas”, diz o juiz.

Para acompanhar mais de perto o trabalho de intervenção, o juiz Orlan Donato sugeriu que a Comissão de Saúde da Câmara, através do assessor jurídico, passe a fazer parte do processo. Segundo ele, assim os vereadores vão acompanhar ainda mais de perto não só o trabalho já realizado, mas como se dá os procedimentos jurídicos.

O juiz Orlan Donato disse que não tinha nem palavras para agradecer a visita e principalmente o apoio para continuar no trabalho de restauração e ampliação do Hospital Maternidade Almeida Castro através da intervenção judicial.
 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário