28 MAR 2024 | ATUALIZADO 13:02
MOSSORÓ
Da redação
15/03/2017 11:12
Atualizado
14/12/2018 08:18

Mossoró celebra 165 anos de história e resistência

Em 15 de março de 1852, o então povoado de Santa Luzia de Mossoró desvinculava-se politicamente de Assú, formando assim um novo município. Saiba mais:
Giovanni Sérgio
Mossoró celebra nesta quarta, 15 de março, 165 anos, uma história de resistência e coragem, trajetória que orgulha e enobrece o seu povo. A seguir, você conhece um pouco mais sobre o processo de emancipação política da cidade:

A história mostra que em 15 de março de 1852, o então povoado de Santa Luzia de Mossoró eleva-se à condição de vila, a partir do Decreto Provincial nº 246. A medida estabeleceu a criação da Câmara Municipal, fazendo com que a vila se desvincula-se politicamente de Assú, formando assim um novo município.

De acordo com o historiador Geraldo Maia, o povoado de Mossoró esteve ligado politicamente ao município de Apodi até 27 de outubro de 1842, quando através da resolução nº 87 Mossoró passou a pertencer politicamente a Assú, ligação que perdurou por quase 10 anos.

“O 15 de março é a data mais importante para Mossoró, pois a emancipação política caracteriza-se como o atestado de nascimento do município. Com o Decreto nº 246, cria-se o 19º município do Rio Grande do Norte, passando Mossoró a poder eleger os seus representantes”, comenta Geraldo Maia.

Entre os principais incentivadores pela criação do município de Mossoró, destacam-se o vigário Antônio Joaquim e o padre Antônio Freire de Carvalho, que foram responsáveis pela organização de um abaixo-assinado que seria dirigido à Assembleia Provincial, pleiteando a criação da Vila e Município de Mossoró e do Tribunal de Jurados.

O abaixo-assinado chegou à Assembleia Municipal na sessão do dia 13 de janeiro de 1852, com 350 assinaturas. O projeto foi ao plenário na sessão de 8 de março de 1852 para a primeira discussão e aprovado sem emendas. No dia 11, o projeto seguiu para a Comissão de Redação Final. Em 15 de março de 1852, através do Decreto Provincial nº 246, foi criado o município de Mossoró, sendo sua sede administrativa elevada à categoria de vila.

Por muitos anos, o município celebrou sua emancipação política em 9 de novembro, dia em que na verdade ocorreu a elevação da vila de Mossoró à condição de cidade, conforme consta na Lei nº 620. Foi na gestão de Francisco José Júnior, enquanto presidente da Câmara Municipal, que o equívoco foi corrigido, através de Projeto de Lei apresentado pelo vereador Genivan Vale e promulgado pelo então chefe do Poder Legislativo local.

“Tenho muito orgulho, em minha trajetória política, de ter sido o presidente da Câmara que promulgou a Lei 3.028/13 que institui o dia 15 de março como data da emancipação política da cidade, acabando com uma dúvida histórica e apoiando o trabalho de pesquisadores e historiadores”, pontuou Francisco José Júnior.

Com informações do historiador Geraldo Maia
 
 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário