29 MAR 2024 | ATUALIZADO 18:35
POLÍTICA
Da redação
17/03/2017 08:20
Atualizado
14/12/2018 01:19

Morre o ex-prefeito João Newton da Escóssia, referência moral na política mossoroense

João Newton também foi deputado estadual, no período de 1974 a 1976, quando terminou eleito prefeito de Mossoró e ficou no cargo até 1982; veja manifestação dos amigos nas redes sociais
Morreu há poucos instantes de causas naturais o ex-prefeito e ex-deputado estadual João Newton da Escóssia, pai do ex-vereador presidente da Câmara de Mossoró, João Newton da Escóssia Junior, conhecido por Júnior Escóssia.

"Lamento muito informar aos Amigos o Falecimento do meu Amado Pai", escreveu o ex-vereador Junior Escóssia aos amigos.

João Newton pai faleceu aos 90 anos em casa. O óbito foi atestado pelo médico Gilliano Carlos, do SAMU Mossoró. Newton, enquanto gestor público, ficou conhecido por João Não, por não aceitar pedidos políticos que não seguissem ao pé da letra orientação moral e legal.

Havia sido eleito deputado estadual em 1974 e terminou eleito prefeito em 1976, época do regime militar no Brasil. Esteve administrando Mossoró até o ano de 1982, ano de Copa do Mundo e que o presidente do Brasil era João Figueiredo.

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Mossoró informou que velório do ex-prefeito e ex-deputado João Newton da Escóssia será no Teatro Dix-Huit Rosado, no Centro de Mossoró. O professor Carlos Escóssia confirmou que o velório será a partir das 15 horas. O sepultamento acontece neste sábado, às 8h, no Cemitério São Sebastião.

Biografia

João Newton da Escóssia foi fiscal do Sal, na cidade de Chaval, Ceará, depois Fiscal do Sal em Macau-RN; diretor da Recebedoria de Rendas em Mossoró;  diretor administrativo nas empresas privadas Cine Teatro CID; Rádio Tapuyo de Mossoro; Jornal O Mossoroense; Jornal Diário de Mossoró e na Companhia de Servidos Telefônicos de Mossoró-SERTEL. Deputado estadual por um mandato; prefeito de Mossoró por seia anos, diretor da Companhia HAbitacional do RN (COHAB), superintendente do INSS em Natal. Era casado com a piauiense Iracy Santos da Escóssia, e deixa nove filhos: Jandyra Alaíde, Aurora, Carlos Augusto, Roberto Augusto, Silvana, Ricardo Augusto, Vera Lúcia, Júnior Escóssia e Cláudio Escóssia.


Manifestações nas redes sociais sobre João Newton da Escóssia

“Foi o político mais honesto que conheci. A geografia de Mossoró está mais empobrecida”, Tôgo Ferrario, ex-bancário.
 
“Trabalhei com ele no jornal O Mossoroense, tenha um senso de honestidade e responsabilidade que contaminava todos ao seu redor. Aprendi muito. Mossoró certamente, fica mais pobre.”, Brito Silva, cartunista
 
“Um dos maiores nomes da política de Mossoró, acabou de falecer!!! Joao Newton da Escóssia!!!”, Weber Siqueira Chaves, empresário.

“Gestor que deixou uma marca única de honestidade. Sempre lembrado pela lisura”, Erasmo Firmino, oficial de Justiça.


Município decreta luto oficial de três dias pelo falecimento de ex-prefeito

A prefeita Rosalba Ciarlini decretou luto oficial de três dias no Município pelo falecimento do ex-prefeito João Newton da Escóssia, ocorrido nesta sexta-feira (17).

“Mossoró perde um grande homem público, íntegro, honesto e que ajudou a construir e promover o desenvolvimento da nossa cidade”, destacou a prefeita.

João Newton da Escóssia exerceu o cargo de secretário de Administração Municipal na última gestão da prefeita Rosalba Ciarlini.

O decreto de luto oficial será publicado na edição de hoje do Jornal Oficial do Município (JOM). 


Nota de pesar

A Câmara Municipal de Mossoró externa o mais profundo pesar pelo falecimento do ex-prefeito e ex-deputado estadual João Newton da Escóssia, ocorrido na manhã desta sexta-feira, 17 de março.

João Newton dedicou-se à vida pública com honradez e honestidade, deixando como maior marca a imagem de pessoa íntegra e comprometida com o desenvolvimento do município de Mossoró e muito contribuiu para o progresso da nossa cidade.

Que a sua família, nesse momento de dor, receba os nossos mais sinceros votos de pesar, na certeza que João Newton da Escóssia foi um exemplo para todos aqueles que exercem cargos públicos.

Maria Izabel Araújo Montenegro

Presidente da Câmara Municipal de Mossoró


 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário