20 ABR 2024 | ATUALIZADO 22:33
MOSSORÓ
Da redação
17/03/2017 16:22
Atualizado
13/12/2018 12:36

Casos de doenças transmitidas pelo Aedes caem quase 100% em Mossoró

Balanço foi divulgado pela Vigilância Epidemiológica do Município e se refere ao número de casos confirmados e notificações de Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus.
O Comitê de Prevenção e Combate às Arboviroses realizou a sua primeira reunião na manhã desta sexta (17) na Secretaria de Saúde. As ações são coordenadas pela Vigilância à Saúde, que apresentou os dados atualizados sobre a incidência de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti.  
 
Através do trabalho desenvolvido pelos agentes comunitários e entidades parceiras, Mossoró conseguiu apresentar diminuição significativa de casos de Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus.
 
De acordo com as informações da Vigilância Epidemiológica, em 2017 são 241 casos notificados de Dengue e 29 confirmações. Febre Chikungunya apresentou 22 notificações, sem nenhuma confirmação até a coleta de dados. Já o Zika Vírus tem apenas 1 caso notificado e não há registro de confirmação. A redução, respectivamente, é de 91,33%, de 96,84% e 99,87%.  Os dados foram colhidos no período de janeiro a março de 2017.
 
“Com a intensificação do período chuvoso, as equipes ficaram em alerta, pois havia o risco de aumento dos casos. Mas confirmamos essa redução que é resultado do trabalho dos agentes de saúde em parceria com a sociedade, que tem nos auxiliado e não deve reduzir essa atenção na hora de enfrentar o Aedes Aegypti”, destaca o secretário de Saúde, Benjamin Bento.
 
A reunião desta sexta, 17, apresentou o levantamento das ações realizadas a partir do Plano de Contingência. A diretora da Vigilância à Saúde, Iranilde Campos, apresentou o cronograma de atividades, que inclui informações à população e intervenção nas residências.

“Iniciamos pelos bairros com índice de infestação maior. Essa semana concluímos a coleta dos dados sobre o LIRAa (Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti) que deve ser divulgado na próxima semana”, explica.  Em Mossoró, 89% dos focos do mosquito são encontrados ao alcance do solo, como tonéis e cisternas.
 
A partir da próxima segunda-feira (20), as atividades chegam ao bairro Bom Jesus e seguem até a sexta-feira (24).
 
O Comitê vai realizar reuniões mensais de avaliação e planejamento de novas ações. A iniciativa conta com a parceria de universidades, igrejas, representantes dos setores de segurança e defesa civil.
 
Distribuição de repelentes
 
A Prefeitura de Mossoró vai distribuir kit´s de repelentes para o público mais vulnerável ao Zika Vírus. O material foi encaminhado  pela Secretaria de Saúde Pública ( SESAP) e será destinados às mulheres grávidas. O Município também recebeu doação de mais 200 kit´s feita pela Coordenação Municipal da Cruz Vermelha.  O trabalho será coordenado pela Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito.

Com informações da Prefeitura de Mossoró
 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário