18 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:21
MOSSORÓ
Da redação
18/03/2017 09:51
Atualizado
13/12/2018 15:37

Durante lançamento do Ronda Cidadã em Mossoró, Robinson pede que Rosalba reabra BICs

Prefeita interrompeu fala do governador, pegou o microfone e defendeu a desativação das Bases Integradas Cidadãs, sendo contrariada por um popular que acompanhava a cena: "As BICs ajudavam demais"
Cezar Alves/MH
O governador Robinson Faria lançou no início da tarde deste sábado, 18,  no campo de futebol da Estrada da Raiz, Santo Antônio, o programa Ronda Cidadã, que se destina às ações de polícia comunitária, promovendo abordagens com foco no acolhimento, na inclusão social e na cidadania, sem que haja prejuízo no policiamento repressivo. A solenidade foi marcada pelo constrangimento pelo qual passou a prefeita Rosalba Ciarlini.

Em seu discurso, o governador destacou a importância da parceria entre os poderes para que ações efetivas de combate à violência sejam implantadas. Em um determinado momento da fala, Robinson pediu que a prefeita reabrisse as Bases Integradas Cidadãs (BICs), desativadas pela atual gestão municipal.

"Eu queria também pedir a prefeita Rosalba que ela pense com carinho em reabrir as Áreas Integradas de Segurança Pública (AISPs), que fecharam, as BICs, não importa o nome, o importante é que abra, porque cada governo tem o seu programa. A Polícia Comunitária, somada ao Ronda Cidadã...", dizia Robinson, quando foi interrompido por Rosalba.

A prefeita pegou o microfone do governador e apresentou o seu posicionamento sobre o fim das Bases, resumindo a atuação das BICs às suas estruturas físicas, quando na verdade o projeto envolvia a ampliação significativa, em torno de 40%, do efetivo policial nas ruas de Mossoró, com diárias operacionais pagas pela Prefeitura a PMs.

"Polícia Comunitária concordo, trabalho social nas escolas, inclusive fizemos uma parceria com o Tribunal de Justiça, Ministério Público, para um trabalho que vai ser integrado de prevenção às drogas, um trabalho de cidadania também dentro da escola. Agora, a BIC, ter aquela estrutura parada, aquilo ali não resolveu, eu tenho as estatísticas que comprovam que não diminuiu a criminalidade em Mossoró, nós temos que trabalho comunitário sim, mas que ele seja atuante dentro da comunidade", apontou Rosalba.

Em seguida, uma voz feminina ao fundo contrariou a prefeita: "Mas as BICs ajudavam demais", disse, deixando a prefeita visivelmente constrangida. Ao retomar sua fala, Robinson continuou defendendo a integração entre os poderes: "A prefeita vai fazer o roteiro dela, o governador o dele, mas o importante é que se some, porque segurança pública é parceria. O importante é dar às mãos". CONFIRA EM VÍDEO:
 

Promessa de campanha

Com a expansão do Ronda Cidadã para a Capital do Oeste, o governador Robinson Faria cumpriu uma promessa de campanha. "Sabendo da importância de Mossoró para o RN é que me comprometi em implantar o programa em Mossoró assim que possível. Com o Ronda já consolidado em Natal, começamos a pensar na estrutura que seria destacada para cá. Temos certeza que assim como em Natal, o programa aqui será um sucesso, com a redução da criminalidade e melhoria nos índices de uma das principais cidades do estado", declarou.

Robinson Faria resgatou ainda que ainda neste ano será lançado o concurso para a Polícia Militar com 3 mil vagas, e falou sobre a lei aprovada pela Assembleia Legislativa que possibilitou a convocação de policias da reserva para reforço do efetivo.

O comandante Geral da Polícia Militar, coronel André Azevedo, falou que a chegada do Ronda Cidadã em Mossoró segue os mesmos critérios de Natal e destacou o trabalho da PM. "A chegada do Ronda Cidadã aqui representa mais do que o cumprimento de uma promessa de campanha, mas também a oportunidade de redução dos índices de criminalidade. Em todos os locais onde o Ronda Cidadã, ou polícia de proximidade foi lançado, os números são expressivos, e em Mossoró não será diferente. Os 29 policiais militares estão aqui para garantir a continuidade do sucesso desse programa que é bastante exitoso", afirmou.

O evento de lançamento do Ronda Cidadã teve a presença da prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini, secretários municipais, e também secretários de estado da administração direta e indireta, do deputado estadual Galeno Torquato, além de vereadores e lideranças da região Oeste.

Números em Mossoró

O comandante Geral da PM abordou a redução dos índices em Mossoró e o aumento da ação policial que permitiu, se comparados os meses de janeiro, fevereiro e a primeira quinzena de março, o aumento de 80% de apreensão de armas de fogo, em 120% o número de pessoas presas e conduzidas às delegacias, e aumento de 220% o número de veículos furtados ou roubados recuperados.

Doação de armas para a Guarda Municipal

O governador atualizou a prefeita de Mossoró sobre o processo de solicitação da doação de armas para a Guarda Municipal, que havia sido feito em 2015. O processo está em fase de conclusão e nos próximos meses serão entregues os equipamentos, reforçando a segurança pública.

Mais sobre o Ronda Cidadã
 


O Ronda Cidadã se destina às ações de polícia comunitária, promovendo abordagens com foco no acolhimento, na inclusão social e na cidadania. O programa foi lançado em julho de 2015 em Mãe Luiza, Areia Preta e Petrópolis, em Natal, sem prejuízo no policiamento repressivo. Em novembro do mesmo ano, o Ronda foi ampliado para a zona Oeste da capital, atendendo aos bairros do Planalto, Guarapes e Pitimbu.

Além do policiamento ostensivo, o programa atua com ações proativas de segurança visando a paz e a prevenção da violência. Como parte das políticas do programa, em janeiro a Polícia Militar do município recebeu a implementação de avanços tecnológicos, com a instalação de tablets em viaturas.
Desde janeiro os policiais vêm passando por capacitações, com aulas teóricas e práticas que incluíram atendimento pré-hospitalar e uso diferenciado da força para trabalhar no programa.

Cada viatura tem um Cartão Programa instalado nos tablets, com mapas dos bairros com as manchas criminais, o que permite o policiamento inteligente.
O Ronda Cidadã também atuará nos casos de evasão escolar e o compartilhamento das informações das medidas protetivas para ajudar no combate à violência doméstica.

Com informações da Assecom/RN






 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário