28 MAR 2024 | ATUALIZADO 17:59
ESTADO
Da redação
19/03/2017 06:51
Atualizado
14/12/2018 02:42

Secretário da SEMARH não acredita que barragem Armando Ribeiro atinga cota de sangria em 2017

Ivan Junior disse que estão todos torcendo que isto aconteça, mas diante das previsões meteorológica e o histórico de chuvas neste período do ano, talvez só em 2018 é que a barragem transborde
O secretário Ivan Junior, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, não acredita que a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, que está com apenas 16% de sua capacidade, transborde em 2017. Talvez em 2018, e isto se o inverno for melhor.

Para este ano, Ivan Junior disse que reza para que aconteça sangria, diante da grande necessidade para abastecimento de mais de meio milhão de pessoas (inclusive Mossoró) e projetos de irrigação que alcança 30 mil hectares na região do Vale do Açu.

Em vídeo, o secretário Ivan Junior acrescenta mais informações sobre a Armando Ribeiro.


A Barragem Armando Ribeiro tem paredão em Itajá e se estende até o município de Jucurutu, atravessando o município de São Rafael. Para atingir sua cota de sangria, quando armazena 2,4 bilhões de metros cúbicos de água, precisa subir mais de 17 metros de lâmina de água.

O secretário Ivan Junior observa que o reservatório dificilmente atinge sua conta de sangria porque as previsões de chuvas são ruins e principalmente porque as regiões que mandam água para a Armando Ribeiro estão todas com seus açudes secos. É o caso da Paraíba.

No Vale do Açu, Ivan Junior, que é ex-prefeito de Assu, disse que a grande necessidade do Vale do Açu é água. Lembrou que a lagoa do Piató está seca, que o açude do Mendubim tomou pouca água e que a barragem Armando Ribeiro aumentou apenas 3%.

No caso de vir a sangrar com lâmina de água acima de 2 metros, o risco de acontecer inundações nas cidades do Vale do Açu é muito grande. Neste caso, Ivan Junior disse que já projeta ir ao Governo Federal buscar recursos para desobstruir o rio Piranhas/Açu.

Sobre o andamento das obras de construção da Barragem de Oiticica, o secretário Ivan Junior confirma que fez uma visita técnica esta semana as obras e também nas casas construídas para delocar as familias das áreas que serão inundadas. Ele dise que as obras estão caminhando bem.


Conforme o secretário, o trecho do rio Piranhas/Açu da Paraíba ao desaguar em Macau precisa passar por um processo rigoroso de desassoreamento e de recuperação da mata ciliar. Se não desobstruir, na região do Vale do Açu, a tendência é ocorrer inundações.
 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário