26 ABR 2024 | ATUALIZADO 20:04
POLÍCIA
Da redação
22/03/2017 07:13
Atualizado
13/12/2018 09:16

"Extremamente perigosos", diz delegado ao prender suspeitos de matar pintor em Assú

José Wilton da Silva, 33 anos, foi preso e um adolescente detido pelo homicídio na operação "Olhos de Lince", deflagrada nesta terça-feira (21). O motivo é que a vítima teria furtado peças de uma moto roubada pelos criminosos.
A Polícia Civil e Militar de Assú prenderam na tarde desta terça-feira (21), José Wilton da Silva, de 33 anos, acusado de vários crimes na região do Vale do Açu. Junto com ele, um adolescente de 16 anos também foi apreendido por atuar como comparsa nos crimes. Foi apreendido um revólver calibe 38 e cinco munições.

Considerados como "extremamente perigosos", pelo delegado de Assú, Cidorgeton Pinheiro, o adolescente e José Wilton são apontados como autores da morte do pintor Jossiê Valter Ferreira (foto à dir.), em fevereiro deste ano em Assú, além de outro homicídio ocorrido em janeiro.

O delegado Pinheiro informou ao MOSSORÓ HOJE que o adolescente foi o executor do crime, contando com a ajuda de José Wilton da Silva. 

Nas investigações, o delegado descobriu que a dupla de suspeitos pediu para a vítima, que era usuário de drogas, guardar uma motocicleta Shineray roubada em sua residência.

Para alimentar o vício das drogas, segundo o delegado, Jossiê teria retirado algumas peças da moto e vendido para comprar os entorpecentes – o que teria provocado a ira de José Wilton e do adolescente.

"Eles já haviam tentado matar ele outra vez, mas sem sucesso e aí juraram ele de morte. Outra vítima, que foi ameaçada pela dupla, ajudou nas investigações como testemunha", explicou Pinheiro.

O crime contra o pintor foi gravado por câmeras de segurança. As imagens ajudaram a polícia a identificar de forma mais eficiente os autores do crime. O vídeo mostra ainda que a dupla contou com a ajuda de duas mulheres, que o delegado espera identificar em breve.

"Precisava prender eles dois logo porque se não eles iriam praticar mais crimes do tipo, e agora trabalhamos para identificar as duas mulheres", ressaltou.

Com a prisão de José Wilton e seu comparsa, o delegado acredita que tais crimes como roubos e homicídios possam ser reduzidos, pois a dupla era uma das principais que atuavam na cidade.

Cidorgeton também acredita que o homicídio ocorrido em janeiro deste ano será esclarecido. A dupla também é apontada como principal suspeita do crime.

A operação policial que prendeu a dupla foi denominada como "Olhos de lince", que significa ter uma "boa visão" ou uma visão apurada – fazendo referência as câmera de segurança, que foi primordial para a identificação de suspeitos e esclarecimento do crime.

Vídeo do crime



José Wilton foi levado para o Centro de Detenção Provisório (CDP) de Assú e o adolescente foi encaminhado para o Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente acusado de Ato Infracional (CIAD) de Mossoró. 
 
Olhos de Lince
O lince é um felino e como todos os felinos, tem muito boa visão, e por isso muitas pessoas usam a expressão "ter olho de lince", que significa "enxergar excepcionalmente bem". Uma outra expressão equivalente é "olho de águia". A expressão também pode ser usada no sentido figurado, onde uma pessoa pode mesmo ver o futuro.

Ter "olhos de lince" significa tem uma visão apuradíssima. No entanto, a origem desta expressão não vem da comparação com o felino, mas vem da mitologia grega.

De acordo com a lenda, Linceu foi o piloto da expedição dos "argonautas", grupo composto por 56 heróis da mitologia grega, embarcaram no navio Argo para conquistar o Tosão de Ouro (a lã de ouro do carneiro alado Crisómalo). Linceu tinha uma visão tão boa que podia ver através de paredes de pedra para verificar a existência de potenciais tesouros escondidos.

Outros afirmavam também que Linceu tinha uma visão tão fantástica que conseguia ver o que acontecia no céu e no inferno. Em uma ocasião específica, conseguiu contar de uma só vez e a uma distância de mais de duzentos quilômetros, o número de barcos de uma frota de guerra que tinha saído de Cartago. Assim, quem tinha uma visão muito boa, tinha "olhos de Linceu". Posteriormente houve a confusão entre Linceu e lince, e na linguagem popular a expressão passou a ser "olhos de lince".

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário