29 MAR 2024 | ATUALIZADO 18:35
POLÍTICA
Da redação
23/03/2017 11:39
Atualizado
14/12/2018 08:53

Nepotismo: pressionada pelo Ministério Público, Rosalba exonera secretário

Yuri Tasso deixa a Secretaria Executiva de Infraestrutura. Ele é casado com a engenheira Kátia Pinto, titular da Secretaria de Infraestrutura. MOSSORÓ HOJE denunciou situação irregular em 3 de janeiro
No dia 3 de janeiro desse ano, o portal MOSSORÓ HOJE publicou reportagem destacando a suspeita de prática de nepotismo pela prefeita Rosalba Ciarlini, que havia nomeado o casal Kátia Pinto e Yuri Tasso para cargos com subordinação hierárquica no organograma do Executivo municipal.

Na época, ouvida pela reportagem, a procuradora-geral do Município, Karina Ferreira, afirmou que, por se tratarem de cargos de natureza política, as nomeações do casal não estavam enquadradas na Súmula Vinculante número 13 do Supremo Tribunal Federal, que trata sobre nepotismo. Mas não é esse o entendimento do Ministério Público.
 
O portal chegou a ser atacado, nas redes sociais, por apoiadores da atual gestora quando da publicação da matéria. Passados quase três meses após as nomeações, Rosalba exonerou, por pressão do MP, Yuri Tasso da Secretaria Executiva de Infraestrutura e Projetos, confirmando assim a suspeita inicial que a prefeita estava sim praticamente nepotismo em sua administração. Kátia Pinto permanece na titularidade da Secretaria de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos.

A exoneração de Yuri, publicada no Jornal Oficial de Mossoró (JOM) desta quarta, 22, atende recomendação assinada pelo promotor Fábio Weimar Thé no dia 4 de março. Ele havia dado um prazo de 15 dias para que Rosalba e o secretário municipal de Administração, Sebastião Ronaldo Martins Cruz, adotassem as providências cabíveis para regularização da situação.
 
O JOM desta quarta também traz a exoneração, a pedido, do ex-secretário chefe de Gabinete, Kadu Ciarlini, filho da prefeita. Ele foi substituído por Edna Paiva, que vinha respondendo pela Ouvidoria do Município.
 
 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário