16 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:40
SAÚDE
Da redação
23/03/2017 15:07
Atualizado
14/12/2018 07:26

Telma Gurgel publica carta aberta após derrota na UERN: “demos o melhor de nós”

Candidata obteve 36,6% dos votos, sendo superada por Pedro Fernandes. “Os processos de transformações no geral são lentos e às vezes não seguem a vontade imediata do indivíduo ou sujeito coletivo”, afirmou.
Valéria Lima/MH
A professora Telma Gurgel, candidata derrotada à reitoria da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, publicou em seu perfil no Facebook carta aberta à comunidade uerniana, agradecendo o apoio recebido ao longo do pleito eleitoral.

No documento, Telma afirma que sua militância proporcionou os momentos mais emocionantes da sua vida, nos últimos 20 anos. “Vocês não foram apenas um grupo de apoiadores(as). Sempre me senti protegida, acolhida, fortalecida, representada, enfim vocês foram minha principal fonte de energia e coragem”, pontuou.

Ela também destacou a importância do seu companheiro de chapa, William Coelho, segundo lugar na disputa pela vice-reitoria, com 35,1% dos votos. “... com sua simplicidade, tranquilidade e sensibilidade no respeito ao outro foi uma força imensa nos caminhos que tivemos que cruzar”, frisou.

Telma relatou que se sente orgulhosa “de poder representar um projeto coletivo de universidade que teve como princípios a valorização da comunidade acadêmica e o compromisso ético-político da universidade, com um projeto socialmente referenciado”.

“Sabemos que demos o melhor de nós nesse processo eleitoral, tanto em termos da aglutinação de campo que se iniciou como a oposição e depois se transformou numa coalisão de forças, que tinha como propósito a construção de uma alternativa política para a UERN que, a partir da valorização de sua comunidade acadêmica se fortalecesse no enfrentamento aos desafios para o seu pleno desenvolvimento institucional”, argumentou.

Por fim, a professora, que recebeu 36,6% dos votos, parabenizou o reitor e vice-reitora eleitos, desejando êxito na condução do mandato.

Confira a carta na íntegra:

CARTA ABERTA À COMUNIDADE UERNIANA

"Enquanto não mudarmos o mundo
A mudança continuará sendo
A próxima possibilidade"
(Dirceu Pelegrino)

Caros e caras estudantes, técnicos e docentes da UERN, eleitores(as), apoiadores(as) e todas aquelas pessoas que torceram, pela nossa campanha, mesmo não fazendo parte, diretamente, da comunidade uerniana.

Antes de tudo quero agradecer imensamente oportunidade de poder representar um projeto coletivo de universidade que teve como princípios a valorização da comunidade acadêmica e o compromisso ético-político da universidade, com um projeto socialmente referenciado.

Orgulhou-me também representar a geração do processo de estadualização e toda riqueza de aprendizados, construção coletiva e sujeitos sociais que decorreram daí. Para mim, em especial, esse momento, significou o fechamento de um ciclo que se iniciou naquele momento histórico.

Em especial quero agradecer ao meu companheiro de chapa Wiliam Coelho que com sua simplicidade, tranquilidade e sensibilidade no respeito ao outro foi uma força imensa nos caminhos que tivemos que cruzar.

A nossa militância, em particular, quero dizer que vocês me proporcionaram os momentos mais emocionantes da minha vida, nos últimos 20 anos. Vocês não foram apenas um grupo de apoiadores(as). Sempre me senti protegida, acolhida, fortalecida, representada, enfim vocês foram minha principal fonte de energia e coragem.

Sabemos que demos o melhor de nós nesse processo eleitoral, tanto em termos da aglutinação de campo que se iniciou como a oposição e depois se transformou numa coalisão de forças, que tinha como propósito a construção de uma alternativa política para a UERN que, a partir da valorização de sua comunidade acadêmica se fortalecesse no enfrentamento aos desafios para o seu pleno desenvolvimento institucional.

Apresentamos um projeto de universidade que além do compromisso social se fortalecesse com democracia, descentralização administrativa e transparência. Sem dúvida, essa semente foi plantada.

Mas, os processos de transformações no geral são lentos e às vezes não seguem a vontade imediata do indivíduo ou sujeito coletivo, apesar de sua determinação e vontade política. Para além da campanha eleitoral ficará a política da crítica e proposição em defesa da UERN como uma universidade pública, gratuita e de qualidade. Como sempre fizemos, ao longo de 34 anos de vida universitária.

Sem dúvida, aprendi muito nesse processo eleitoral principalmente sobre as diversas problemáticas que desafiam a consolidação social, política e intelectual da UERN em todo RN. Conhecemos as demandas de todos os segmentos e apreendemos várias ideias que nos passavam quase que diariamente. Uma certeza podemos afirmar: temos muitas pessoas preocupadas com a UERN, em seu interior. Mentes ativas que pensam e formulam iniciativas que devem ser ouvidas.

Por fim, quero parabenizar o professor Pedro Fernandes e a professora Fátima Raquel e desejar êxito na condução do novo mandato.

 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário