23 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:35
POLÍCIA
Da redação
28/03/2017 13:56
Atualizado
13/12/2018 12:34

Governo poder convocar até 3.366 PMs da reserva remunerada no RN

O decreto do governador Robinson Faria regulamentando esta situação foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira, 28.
Os policiais militares do Rio Grande do Norte com até 59 anos e que entraram para a reserva remunerada nos últimos cinco anos, podem legalmente retornar ao trabalho.  

Nesta condição, existem 3.366 policiais. O decreto do governador Robinson Faria regulamentando esta situação foi publicado no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira, 28.

A ideia de convocar os policiais da reserva para atuar em defesa da sociedade partiu após o massacre na Penitenciária de Alcaçuz, no confronto entre facções criminosas.

Esta guerra entre membros das duas facções começou em 2015, na Cadeia Pública de Caraúbas, seguida de várias outras mortes em outras cadeias e penitenciárias.

Após Alcaçuz, a guerra entre membros das duas facções se intensificou nas ruas, levando o Governo do Estado a pedir apoio do Governo Federal para combater a violência no RN.

Neste intervalo, aumentou de forma assustadora o número de assaltos, inclusive invasões de residências, assaltos a veículos e principalmente homicídios. Veja gráfico.


 
Uma das medidas internas adotadas pelo Governo foi implantar o Ronda Cidadã, que é uma espécie de policiamento ostensivo, mas só que de aproximação da sociedade. É uma parceria.

Com as dificuldades para aumentar o contingente, o Governo Robinson Faria decidiu por convocar os aposentados.

Segundo o governador Robinson Faria, em visita a Mossoró, a convocação dos aposentados vai permitir que aqueles policiais que estão hoje no serviço burocrático passem a atuar na rua.

A convocação e designação do policial militar voluntário se darão por ato formal do comandante-geral da PM, atendendo as necessidades urgentes para garantir a segurança.

Tropa experiente

Como o Governo do Estado, nos últimos 20 anos, não realiza concurso público regularmente, de 2 em 2 anos, a tropa atualmente nas ruas estão com mais de dez anos de serviço. Não existe um só policial militar com menos de 30 anos de idade.

Promessa de concurso

Quando em Mossoró, o governador Robinson Faria reafirmou que o processo para fazer concurso para mais de 3 mil homens no RN estava bem avançado. Lembrou que não se faz concurso para a PM desde 2005.

 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário