20 ABR 2024 | ATUALIZADO 22:33
CONCURSOS
Da redação
04/04/2017 04:48
Atualizado
13/12/2018 07:15

IBGE deve contratar 388 pessoas no RN para o Censo Agropecuário 2017

Instituto fará dois processos seletivos simplificados, que terão editais divulgados dia 10 e 24 de abril. No RN, serão ofertadas vagas para sete cargos.
Divulgação
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta segunda-feira (03), informações sobre o Processo Simplificado de contratação de pessoal para realização do Censo Agropecuário 2017. Serão mais de 26 mil oportunidades de contratação de forma temporária em todo o país. A remuneração pode chegar a R$ 4 mil.

A seleção foi dividida em dois processos seletivos simplificados. No Rio Grande do Norte, a estimativa é que sejam ofertadas 388 vagas para os cargos de Analista Censitário, Agente Censitário Administrativo, Agente Censitário Regional, Agente Censitário de Informática, Agente Censitário Municipal, Agente Censitário Supervisor e Recenseador.

Na tabela divulgada ontem pelo IBGE, o número apresentado é de 18.829 vagas em todo o país - número que deve aumentar para as 26 mil vagas já previstas. 

Os números definitivos serão divulgados nos dois editais que estão previstos para serem publicados nos dias 10 e 24 de abril. As inscrições começam ainda este mês de abril.

Serão 26.010 vagas, das quais 171 serão para profissionais de nível superior em 18 diferentes áreas de conhecimento. As vagas restantes são para o nível médio. Ao todo, serão abertas em pouco mais de 4 mil municípios do país. 

Censo Agropecuário 2017

Em 1º de outubro de 2017, o IBGE vai iniciar as operações do seu 10º Censo Agropecuário. Ao longo de cinco meses, os recenseadores irão visitar mais de 5 milhões de estabelecimentos agropecuários em todo o país, levantando informações sobre a área, a produção, as características do pessoal ocupado, o emprego de irrigação, o uso de agrotóxicos, entre outros temas. 

O importante papel da agricultura familiar na produção agropecuária do país será investigado mais uma vez. 

Os resultados do Censo Agro 2017 devem começar a ser divulgados pelo IBGE em meados de 2018. O orçamento do Censo Agropecuário de 2017 sofreu um corte de mais de 50%. 

Diante desta contingência, o corpo técnico do IBGE foi compelido a fazer adaptações como, por exemplo, a redução do número de contratados temporários para essa operação: inicialmente previsto para 82 mil pessoas, esse contingente foi reduzido para 26 mil. Já a coleta do Censo Agropecuário, prevista para cerca de 90 dias, foi ampliada para cinco meses. 

A redução do orçamento tornou necessária uma simplificação do questionário inicialmente concebido. O objetivo foi dar mais agilidade à coleta de dados, permitindo que, em média, três estabelecimentos agropecuários sejam visitados pelos recenseadores, a cada dia. Essa simplificação foi levada ao conhecimento da sociedade, dando origem a novas demandas, que foram incorporadas ao questionário. 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário