16 MAI 2024 | ATUALIZADO 12:22
MOSSORÓ
Da redação
07/04/2017 07:55
Atualizado
13/12/2018 10:28

Órgãos de doadores de Mossoró são levados para três Estados

Captação dos órgãos aconteceu nesta quinta-feira (06) no Hospital Regional Tarcísio Maia. Órgãos foram levados para Fortaleza, Curitiba, Natal e Pernambuco.
Cedida
Duas captações de órgãos foram realizadas nesta quinta-feira (06), no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) em Mossoró. Foram doados coração, córneas, fígados, pâncreas entre outros órgãos de dois pacientes. A informação foi confirmada pelo diretor da unidade hospitalar, Jarbas Mariano. 

Segundo o diretor, os médicos realizaram as captações de forma paralela. Os órgãos foram levados para vários institutos como Instituto do Coração, nas cidades de Fortaleza, Natal, Pernambuco e Curitiba.  Dois fígados para a capital cearense; coração para Curitiba, os rins para Pernambuco e uma córnea para Natal.

"Foram doados coração, pâncreas, fígado, rins, córneas, vários órgãos que poderão salvar vidas de outras pessoas", destacou Mariano. 

Os dados sobre os pacientes que doaram os órgãos não podem ser divulgados, conforme frisou o diretor. 

Essa não é a primeira vez que o HRTM realizada captação de órgãos. Em outubro do ano passado, um jovem de 25 anos, vítima de acidente de moto em Serra do Mel, teve morte encefálica confirmada e a família optou pela doação de órgãos. 

Foram retirados o coração, fígado, rins e córneas. Com a doação, seis pessoas puderam ter as vidas salvas. 

Na época, o MOSSORÓ HOJE conversou com Edinilda Saldanha, irmã do doador. "Ele também faria o mesmo", contou ela.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário