29 MAR 2024 | ATUALIZADO 18:35
MOSSORÓ
Da redação
17/04/2017 09:20
Atualizado
14/12/2018 10:05

Caso Everton Dantas: Médicos do HRTM dizem que procedimento adotado foi o correto

Everton Dantas havia dado entrada na UPA do Santo Antônio precisando de cirurgia para curar uma apendicite e não conseguiu atendimento na rede pública, tendo feito no Hospital Wilson Rosado
A direção geral do Hospital Regional Tarcísio Maia informou ao MOSSORÓ HOJE que o procedimento adotado pelos médicos com relação ao garoto Everton Andrade Dantas, de 7 anos, no final da tarde de quinta-feira, 13, foi o adequado e seguro a saúde do garoto.
 
Veja mais
Por falta de atendimento pediátrico, apendicite que mata criança de 7 anos em Mossoró

O diretor geral do HRTM, Jarbas Mariano, disse que conversou com os três médicos que estavam de plantão (Haroldo Duarte, Rommel Vieira e Elton Nogueira). A informação correta é que os três apenas deram um parecer para que o garoto fosse transferido para Natal.
 
Everton Dantas, segundo relatou os médicos, deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento do Bairro Santo Antônio no início da manhã, reclamando de dores. Após examinado, os médicos da UPA, às 10 horas, tentaram regular o jovem para o HRTM.
 
Entretanto, no HRTM está sem cirurgião pediatra na escala e não teve como recebe-lo. Na UPA, os pais do garoto “agricultores Evaldo Dantas da Silva, Pirô, e Jackelene Andrade Moura”, foram informados que precisavam fazer exame de ultrassom ou ressonância.
 
Como não conseguiram fazer pela SUS e diante do sofrimento do garoto, o levaram numa clínica particular e pagaram pelos exames solicitados pelos médicos da UPA. “Isto foi de 14 horas”, diz Evaldo Dantas”, que levou a criança de volta ao UPA.
 
Na UPA, novamente tentaram transferir para Natal, mas, segundo Evaldo Dantas, os médicos do Hospital Maria Alice Fernandes só receberia com um laudo de um pediatra cirurgião de Mossoró, e como não havia este profissional na UPA, a família saiu procurando.
 
A avó de Everton Dantas fez contato com o médico Haroldo Duarte, que estava de plantão no Hospital Regional Tarcísio Maia, pedindo ajuda para conseguir este laudo e assim ser encaminhado para Natal, onde iria fazer a cirurgia necessária no Hospital Maria Alice.
 
No Hospital Tarcísio Maia, os médicos Haroldo Duarte, Rommel Vieira e Elton Nogueira, após examinar o garoto e ver os exames, assinaram junto o laudo, encaminhando Everton Dantas para fazer a cirurgia no Hospital Maria Alice, em Natal.
 
De fato, segundo Jarbas Mariano, os médicos explicaram a família que o quadro do garoto, apesar de reclamar das dores fortes, dava para chegar em Natal e fazer a cirurgia. Ainda conforme a direção do HRTM, os pais do garoto se desesperaram com o sofrimento do filho.
 
Mesmo sem recursos, Evaldo Dantas da Silva, Pirô, e Jackelene Andrade Moura levaram o filho para o Hospital Wilson Rosado, para ser visto por outro médico, no caso, Doutor Saldanha, que observou a necessidade urgente de fazer a cirurgia e o fez.

A criança se recupera bem da cirurgia e os pais estão pedindo ajuda aos amigos, através das redes sociais, para pagar a conta do hospital e também dos exames, algo em torno de R$ 9 mil. Para quem deseja ajudar, a família forneceu uma conta na Caixa.

Agência Caixa – 0560
Operação - 013
Conta Corrente - 00029548-2
Nome do titular: Jackelene Andrade Moura (mãe).
 
No HRTM, a direção geral informou que o processo para contratar pediatras para fechar a escala do mês está praticamente concluído, devendo somente receber o parecer da Procuradoria do Estado e publicação do contrato no Diário Oficial do Estado.
 
 
Ação judicial
Já nesta segunda-feira, 17, os pais do garoto (Evaldo e Jackelene) disseram ao MOSSORÓ HOJE que vão acionar a Justiça pela falta de atendimento médico (cirúrgico – apendicite) em Mossoró que gerou grande sofrimento ao filho e aflição aos pais e amigos.
 
Na tarde desta segunda-feira, os pais de Everton Dantas também pretendem levar ao Ministério Público Estadual, para que providências sejam adotadas e outras crianças não passem pelo mesmo sofrimento para conseguir atendimento.
 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário