29 MAR 2024 | ATUALIZADO 18:35
POLÍCIA
Da redação
19/04/2017 04:35
Atualizado
12/12/2018 15:54

PF apura fraude em compra de ações do Banco Panamericano pela Caixa

Segundo corporação, a transação tem 'potencialmente causado expressivos prejuízos ao erário federal'. Inquérito investiga se houve gestão fraudulenta e danos a correntistas e clientes.
Agência Brasil
A Polícia Federal faz desde as primeiras horas desta quarta-feira (19) uma operação para apurar se houve fraude na aquisição de ações do Banco Panamericano pela Caixa. Segundo a corporação, a transação tem "potencialmente causado expressivos prejuízos ao erário federal". O inquérito investiga a se houve gestão fraudulenta e prejuízo a correntistas e clientes.

Ao todo, são cumpridos 46 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 10ª Vara Federal de Brasília. 

As ações ocorrem de forma simultânea em São Paulo, no Rio de Janeiro, no Paraná, em Pernambuco e no Distrito Federal. Na capital federal, há buscas na sede da Caixa e no Banco Central.

De acordo com a PF, foram identificados três núcleos criminosos:

o de agentes públicos: "responsáveis diretos pela assinatura dos pareceres, contratos e demais documentos que culminaram com a compra e venda de ações do Banco Panamericano pela Caixa e com a posterior compra e venda de ações significativas do Banco Panamericano pelo Banco BTG Pactual S/A";

o de consultorias: "contratadas para emitir pareceres a legitimar os negócios realizados";

o de empresários: "conhecedores das situações de suas empresas e da necessidade de dar aparência de legitimidade aos negócios, contribuíram para os crimes em apuração".

Com informações G1

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário