20 ABR 2024 | ATUALIZADO 22:33
ESPORTE
Da redação
21/04/2017 10:49
Atualizado
14/12/2018 08:48

Especialista mostra como escolher o tênis certo para práticas esportivas sem dores

Baropodometria ou teste de pisada é um exame computadorizado que é realizado em Mossoró no Instituto de Postura e Reabilitação, evitando dores nos tornozelos, joelhos, quadris e coluna
"Vamos numa corridinha?", pergunta Seu Castro, de 68 anos, no finalzinho de tarde, no bairro Nova Betânia, em Mossoró. Para ele, é rotina. Quem também segue a mesma rotina é o diagramador Augusto Paiva, de 54 anos (foto à dir.). Os dois, que treinam diariamente em locais diferentes e não se conhecem, gostam também de tomar cerveja nos finais de semana.
 
Correr regularmente e beber moderadamente, pode. É o que os dois asseguram. O que não pode, e novamente os dois concordam, é que correr com o tênis errado. Neste ponto, a fisioterapeuta Mônica Cynthia, do Instituto de Postura e Reabilitação, confirma: correr como tênis errado, pode terminar com dores no tornozelo, no joelho e na coluna. 
 
Na prática, todo o esporte precisa ser praticado com o equipamento adequado. Na corrida, segundo Mônica Cynthia, não pode ser diferente. No caso dos atletas que praticam corridas, o tênis é a principal ferramenta e na hora de comprar é necessário fazer escolhas que vão além da cor ou do preço. E como se escolhe o tênis adequado? Augusto Paiva e Seu Castro, contaram duas histórias. "Faz o teste com o pé molhado no papel", diz Seu Castro.
 
Já Augusto Paiva disse que pesquisou na internet e observou o melhor formato de tênis que se encaixou no pé, para não sentir dores e desde então corre sem problemas. Ele disse que teve a mesma atenção para escolher a chuteira, para jogar futebol de campo.
 
A fisioterapeuta Mônica Cynthia (foto à esq.) revela o nome científico do teste para escolher o tênis: Baropodometria, um exame computadorizado, não invasivo e utilizado para visualizar, gravar e analizar as alterações das pressões e forças do pé.  E assim fazer um diagnóstico preciso do formato da pisada e definir qual tenis adequado para a prática esportiva profissional ou não.

Seu Castro é um carredor apaixonado. Já correu até a São Silvestre, em São Paulo. Já Augusto Paiva ainda nao foi tão longe. Na verdade disse que corre apenas para manter a forma física e ter uma vida saudável. Pratica outros esportes, como futebol, e também nesta prática adota o mesmo cuidado na escolha da chuteira, que Mônica Cynthia classifica como corretissimo e recomenda aos demais praticantes de esportes, sendo profissional ou amador, como forma de evitar lesões nos tornoezelos, joelhos, quadris e coluna.
 
Veja os tipos de pisadas :

Pisada neutro:
Tem um arco normal e deixa uma pegada que mostra o calcanhar e a parte frontal do pé ligadas por um faixa larga. Um pé normal tem um grau leve de pronação para absorver o impacto. O tênis indicado é um de estabilidade moderada.
 
Pisada pronada:
Tem um arco baixo e deixa quase toda a marca do pé na pegada. Por ter um grau excessivo de pronação que pode levar a vários tipos de lesões. O tênis indicado é de estabilidade ou controle de movimento para reduzir o grau de pronação.
 
Pisada supinada:
Com o arco bastante elevado. Deixam uma pegada com uma conexão estreita entre o calcanhar e a parte frontal do pé, as vezes sem essa conexão. Por não ter um grau de pronação suficiente para absorção de impacto efetiva o tênis indicado é de amortecimento com boa flexibilidade.
 
Segundo Mônica Cynthia, cada pessoa tem uma pisada especifica, devido a idade, sexo, altura, peso e  a características anatômicas como disposição dos joelhos, o angulo formado pelo quadril, a flexibilidade de articulações, o equilíbrio muscular e principalmente o tipo de pé da pessoa.
 
A baropodometria ou teste de pisada como é mais conhecido, ajuda na definição com precisão do modelo ideal de tênis para correr, melhorar a performance no atleta nas pistas ou nas ruas, oferece um maior conforto, estabilidade e segurança, além de evitar que ocorram dores nos pés, nos joelhos, quadris e coluna. Podendo melhorar, inclusive a postura.
 
Definido o tipo de pisada, existe casos que é preciso fazer uma compensação e isto se faz com uma palmilha personalizada, que utiliza os dados do exame de baropodometria com mais uma avaliação complementar, que são realizados em Mossoró no Instituto de Postura e Reabilitação. Definiu o tipo de pisada e o tipo de palmilha, aí só comprar o tênis, regular a alimentação e boa corrida.
 
Augusto Paiva corre todos os dias na praça de esportes, em frente ao Jornal de Fato, onde trabalha. Já Seu Castro corre em frente ao Nogueirão, no bairro Nova Betânia, onde realiza anualmente a Corrida pela Fé (veja AQUI). A cervejinha gelada os dois bebem em casa, geralmente com os amigos.

Em VÍDEO, Mônica Cynthia destaca quais os principais serviços ofertados no Instituto de Postura e Reabilitação, que transferiu de Salvador para Mossoró há poucas semanas.

 
Serviço
Instituto de Postura e Reabilitação tem atendimento individualizado com hora marcada, especializado em reabilitação, postura, e tratamento da dor aguda ou crônica.
✔avaliação com câmera de termografia
✔Fisioterapia Ortotrauma
✔Fisioterapia dermatofuncional/ estética
✔Exame de Baropodometria
✔Palmilhas Personalizadas .
✔RPG
✔Pilates
✔Osteopatia Adulto e Pediátrica
 ✔Reabilitação Vestibular
 ✔Nutrição
✔Enfermagem especializada (cobertura com tecnologia avançada)
 ✔Psicologia

Para mais informações: www.iprsaude.com.br
 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário