28 MAR 2024 | ATUALIZADO 13:02
ESTADO
Da redação
27/04/2017 12:50
Atualizado
13/12/2018 21:36

Petroleiros, professores, carteiros entre outras profissões param contra Reforma Trabalhista

Além de repudiar as contra reformas previdenciária e trabalhista, o movimento convocado pelas centrais sindicais rejeita a terceirização ilimitada, o entreguismo das riquezas nacionais

Nesta sexta-feira, 28, várias categorias estão se organizando em Mossoró, para, assim como em todas as outras cidades brasileiras, fazer uma paralisação geral contra as reformas que o Governo Federal está impondo sem um debate aprofundado e o Congresso Brasileiro aprovando.

A mobilização, que recebe apoio de universidades, Igreja Católica, OAB, entre várias outras instituições, parte de vários pontos da cidade de Mossoró e a na direção do ponto de concentração principal que será na Praça do Pax, no Centro da cidade.

O site The Intercept informa que lobistas de bancos, indústrias e transportes é quem está por trás das emendas da Reforma Trabalhista.

Foto: Fábio Rodrigues/Abr

Veja quais deputados do RN aprovaram o texto base da Reforma trabalhista - Faria, Maia, Rosado e Marinho votaram a favor da reforma trabalhista

Segue a convocação dos petroleiros, Previdência Social e nota de apoio da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Petroleiros norte-rio-grandenses em GREVE nesta sexta-feira, 28


Com sessões deliberativas realizadas nas bases administrativas e operacionais da Petrobrás e em algumas das principais empresas privadas atuantes no Estado, a categoria petroleira norte-rio-grandense decidiu, por ampla maioria (97%), acatar a orientação da FUP e do SINDIPETRO-RN e aderir à greve geral nacional agendada para esta sexta-feira, 28.
 
Além de repudiar as contrarreformas previdenciária e trabalhista, o movimento convocado pelas centrais sindicais rejeita a terceirização ilimitada, o entreguismo das riquezas nacionais e as demais medidas antinacionais e antipopulares que vêm sendo adotadas pelo governo golpista chefiado por Michel Temer.
 
A exemplo do que vem ocorrendo no restante do país, trabalhadores de diversos setores da economia potiguar também já confirmaram a adesão à greve. É o caso de professores universitários e secundaristas, trabalhadores da saúde, rodoviários, ferroviários, diversos segmentos de servidores públicos federais, estaduais e municipais. Bancários e trabalhadores dos Correios também deverão se integrar ao movimento.
 
No campo, trabalhadores e trabalhadoras rurais e sem-terra, mobilizados pela CONTAG e pelo MST, estão programando atos e manifestações em várias localidades.
 
Reforço
 
Em apoio às reivindicações da classe trabalhadora, a Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB e o Conselho Federal de Economia – COFECOM manifestaram-se conjuntamente, em nota intitulada “Por uma Previdência Social Justa e Ética”.
 
No texto, divulgado recentemente em coletiva de imprensa realizada em Brasília, as entidades signatárias cobram que não haja retrocessos sociais e retirada de direitos já garantidos e afirmam que mudança tão profunda nas regras da aposentadoria não pode ser feita sem debate prévio com a sociedade, requerendo uma auditoria na Previdência Social.
 
Concentração
 
Na próxima sexta-feira, 28, além de paralisar as atividades laborais, a categoria petroleira deverá se integrar e fortalecer os atos e manifestações que estão sendo agendados em centenas de cidades brasileiras. Isto porque numa batalha que tem a grande mídia empresarial como uma das principais antagonistas, as demonstrações de insatisfação popular precisam transbordar as redes sociais e ganhar as ruas, em ações de grande unidade e amplitude, a fim de que seja inviável escondê-las ou minimizá-las.
 
Em Natal, a concentração dos trabalhadores e do povo contra as reformas neoliberais impostas pelo governo golpista de Michel Temer será realizada a partir das 15 horas, na avenida senador Salgado Filho, em frente ao IFRN / Midway. Em Mossoró, serão realizadas duas mobilizações. Pela manhã, o encontro acontece às 8 horas, em frente à Igreja São João, com caminhada até a Praça da Catedral. No período da tarde, a concentração está marcada às 15 horas, em frente à Igreja do Alto de São Manoel. Em seguida, os manifestantes deslocam-se até a Praça do Pax, no centro da cidade.
 

Fórum dos Servidores Públicos convocam a população para concentração na Praça do Pax em Mossoró


O Fórum dos Servidores Públicos do Oeste Potiguar convoca toda a população para participação na greve geral que acontecerá nesta sexta-feira, 28 de abril. Em Mossoró, a concentração acontecerá às 15h em frente à Igreja do Alto do São Manoel. Deste pontos, os manifestantes seguirão numa caminhada, pela avenida Presidente Dutra, com destino à Praça do Pax, no Centro, onde ocorrerá um ato unificado.
 
O Fórum, formado por diversos entidades sindicais, reforça a importância da presença popular nas mobilizações como forma de pressão contra o Governo Michel Temer, que tem apresentado projetos que trazem inúmeros danos aos trabalhadores brasileiros.
 
A medida é urgente tendo em vista que a reforma trabalhista teve seu texto-base aprovado na Câmara dos Deputados com 297 votos, e agora segue para o Senado Federal. Cinco dos oito deputados do Rio Grande do Norte votaram a favor: Beto Rosado (PP), Fábio Faria (PSD), Felipe Maia   (DEM), Rafael Motta (PSB) e Rogério Marinho (PSDB), este último, relator do projeto de reforma.
 
O Fórum vê o projeto do governo Temer como o maior ataque aos direitos dos trabalhadores em todos os tempos. "Escolhemos a Presidente Dutra porque é um local bastante significativo para Mossoró, qualquer coisa que acontece na cidade, a população está lá para descer o Alto, então contamos como a população para fazer história neste ato dia 28", convoca Allyson Bezerra, Coordenador Geral do SINTEST/UFERSA e integrante do Fórum.


UERN apoia servidores em greve geral nesta sexta-feira, 28

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), instituição pública de ensino que ao longo dos anos tem se dedicado à formação de jovens potiguares e de estados vizinhos, sempre visando contribuir com a formação de uma sociedade mais justa e digna, vem prestar todo apoio à luta dos trabalhadores contra as reformas Trabalhista e da Previdência, propostas que aprovadas sem um amplo debate com todos os setores da sociedade civil poderão resultar em prejuízos impactantes, principalmente para os trabalhadores.

No dia em que profissionais de diversas áreas se unem na greve geral, convocada pelas centrais sindicais para esta sexta-feira (28), e em apoio aos docentes e técnicos-administrativos da nossa instituição, que decidiram em assembleia pela adesão às mobilizações, a universidade anuncia total apoio as atividades contra as reformas.

Assim, nos juntamos às demais entidades e pessoas que estarão nesta sexta-feira num grito contrário às reformas impostas sem que haja discussão com a sociedade. Somente respeitando o diálogo e debate de ideias poderemos vislumbrar uma sociedade melhor e mais justa.



 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário