28 MAR 2024 | ATUALIZADO 17:09
MOSSORÓ
Da redação
28/04/2017 19:46
Atualizado
13/12/2018 20:39

Em Nota, Secretaria de Saúde de Mossoró diz que médica da UTI Pediátrica fez escolha de "sofia"

Haviam duas crianças precisando de socorro e a médica uteísta teve que escolher a que estava mais grave para colocar no único leito de UTI Pediátrico vago; a outra foi levada para Natal
Em Nota de Esclarecimento, o secretário municipal Benjamim Bento, de Saúde, admitiu que a médica Ana Corina, da UTI Pediátrica da Prefeitura instalada no Hospital Wilson Rosado, teve que fazer escolha de "sofia" nesta sexta-feira, 28, no sistema de saúde de Mossoró.
 
Escolha de "sofia" que é quando se tem que escolher entre duas crianças uma que vai ser salvar e a outra que vai deixada a própria sorte. A criança que foi socorrida continua na UTI Pediátrica do HWR e a outra deixado a própria sorte, foi colocada numa enfermaria e depois transferida para Natal.
 
Como começou o caso

Uma dona de casa, que se apresenta como Auxiliadora, gravou um vídeo, em situação de desespero, na tarde desta sexta-feira, 28, e publicou nas redes sociais, pedindo ajuda para salvar a filha, na UPA do Belo Horizonte, que estava com as plaquetas perigosamente baixas. Não se tem certeza se em decorrência de uma forte anemia ou uma leucemia. Requer exames mais aprofundados.

Veja o vídeo.

 
Em pouco tempo, o vídeo já estava em todos os grupos de Whatsap e circulando com muita força no Face book, com os perfis fazendo comentários pesados contra a Administração da Prefeita Rosalba Ciarlini e seu secretário Benjamim Bento, que tratou de liberar uma Nota de Esclarecimento.
 
Em Nota, Benjamim Bento, que é enfermeiro, cita a pediatra Ana Corina, que é lotada na UTI pediátrica da Prefeitura instalada no Hospital Wilson Rosado. "A médica estava guardando a vaga para outro paciente", explica a nota da Secretaria de Saúde logo no primeiro parágrafo, para logo mais a abaixo revelar o quadro negro que se encontra os serviços de saúde em Mossoró.
 
Segue o trecho:
 
"Fomos informados que a criança estava com as plaquetas baixas, mas estava consciente. Paralela a esta situação, estávamos com uma criança em estado grave, com iminente risco de morte. Diante das suas situações e do número limitado de vagas, demos prioridade àquela com estado clínico de maior gravidade", afirma a profissional, destacando que criança citada no vídeo, inclusive, já conseguiu ser transferida para a enfermaria.
 
Em linhas gerais, a médica Ana Corina, citada pela nota como autora desta fala acima, teve que escolher qual criança colocaria no único leito vago dos dez da UTI Pediátrica de Mossoró (o mesmo que escolha de SOFIA), enquanto que a outra criança continuou entregue à própria sorte, na enfermaria na UPA do BH, onde já estava piorando. Após a publicado o video, esta criança foi transferida para um hospital em Natal via SAMU, por volta das 19h.
 
 
 
Nota de Esclarecimento
A Secretaria Municipal de Saúde esclarece informações sobre um vídeo que está circulando nas redes sociais no qual a mãe alega que não conseguiu uma vaga para sua filha na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) pediátrica porque a "médica estava guardando a vaga para outro paciente".
Na realidade, o que ocorreu é um processo regular no qual o médico de plantão elenca os fatores de risco para estabelecer a prioridade na ocupação das vagas da UTI. A médica pediátrica Ana Corina explica que no momento em que os profissionais da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Belo Horizonte entraram em contato, outra criança em situação de risco de morte estava também precisando de internação na UTI. Ao ser questionada sobre a situação da criança citada no vídeo, a equipe da UPA não informou sua identificação de UTI.
"Fomos informados que a criança estava com as plaquetas baixas, mas estava consciente. Paralela a esta situação, estávamos com uma criança em estado grave, com iminente risco de morte. Diante das suas situações e do número limitado de vagas, demos prioridade àquela com estado clínico de maior gravidade", afirma a profissional, destacando que criança citada no vídeo, inclusive, já conseguiu ser transferida para a enfermaria.
A Secretaria de Saúde enfatiza que todos os critérios para a ocupação de vagas em UTI ou qualquer outro serviço do Sistema Único de Saúde (SUS) são definidos de forma estritamente técnica, respeitando o princípio da impessoalidade da administração pública.
 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário