28 MAR 2024 | ATUALIZADO 09:07
POLÍTICA
Da redação
03/05/2017 14:00
Atualizado
13/12/2018 18:58

Lava Jato: inquérito contra Rosalba já está na Polícia Federal

Investigações na PF envolvendo a prefeita de Mossoró devem ser feitas em até 30 dias, podendo ser prorrogadas indefinidamente.
Marcos Correia/PR
Os autos do inquérito movido contra a prefeita Rosalba Ciarlini no âmbito da Operação Lava Jato já estão na Corregedoria Geral do Departamento de Polícia Federal. Os documentos foram recebidos pelo órgão no último dia 25 de abril, quando iniciou-se, oficialmente, o prazo de 30 dias para que a PF conclua as investigações sobre o possível envolvimento da gestora mossoroense no recebimento de propina da empreiteira Odebrecht.

Essa fase da investigação pode ser prorrogada, indefinidamente, caso seja conveniente para a instrução dos inquéritos e acolhida pelo ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo. A partir de agora, a Polícia Federal deverá tomar depoimentos de acusados e testemunhas e coletar provas dos crimes que teriam sido praticados pelos investigados.

Mesmo sem ter foro privilegiado, Rosalba está na lista dos investigados no Supremo Tribunal Federal, por ter ligação com os fatos sob apuração, que incluem o suposto pagamento de propina ao deputado federal Fábio Faria e ao governador Robinson Faria.

Relembre

De acordo com o Ministério Público Federal, a Odebrecht Ambiental desejava desenvolver PPPs (Parcerias Público-Privadas) de saneamento básico no Rio Grande do Norte e, por isso, a Odebrecht doou R$ 350 mil à Rosalba Ciarlini e a Robinson Faria e R$ 100 mil ao deputado Fábio Faria na campanha de 2010 'para eventual favorecimento em projetos relacionados a saneamento básico'.

Rosalba afirma que nunca recebeu doação de campanha da Odebrecht nem contratou qualquer obra ou serviço com essa empresa ou grupo. Destaca ainda que isso prova a completa improcedência da referência a seu nome. O deputado Fábio Faria e o governador Robinson Faria também negaram qualquer envolvimento no esquema de corrupção.

Outras investigações

A prefeita Rosalba ainda terá muita dor de cabeça pela frente com processos não-eleitorais, a maioria da época em que era governadora.
A gestora responde a 42 processos em face de primeiro grau, nas comarcas de Caicó, Canguaretama, Currais Novos, Florânia, Mossoró, Natal, Parnamirim, Pau dos Ferros, São João do Sabugi, São Rafael e Serra Negra do Norte, a maioria na esfera penal.

Não estão contabilizados processos na esfera federal. Todos são de livre acesso, onde qualquer pessoa pode pesquisá-los por meio do portal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte. Já em segundo grau, mais 17 processos aparecem na pesquisa.
 
Com informações do Brasil 247, G1 e RN Mais
 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário