29 MAR 2024 | ATUALIZADO 18:35
POLÍTICA
Da redação
04/05/2017 12:06
Atualizado
13/12/2018 16:34

Dama de Espadas: Carlos Augusto frequentou “sede de organização criminosa”, revela denúncia do MP

Marido da prefeita Rosalba Ciarlini visitou pelo menos duas vezes o escritório de Rita das Mercês, denunciada pelo MP por comandar organização que desviou milhões da ALRN
Arquivo/MH

O marido da prefeita Rosalba Cialirni, Carlos Augusto Rosado, visitou, pelo menos duas vezes, enquanto exercia o cargo de secretário-chefe do Gabinete Civil do Estado, o escritório de advocacia da ex-procuradora da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Rita das Mercês. O local, de acordo com denúncia oferecida pelo Ministério Público, era a “sede física da organização criminosa” que desviou cerca de R$ 4,4 milhões do Poder Legislativo estadual entre os anos de 2006 e 2015, por meio da inserção de servidores fantasmas na folha de pagamento e transferências bancárias fraudulentas.

Conforme consta na denúncia divulgada pelo MP nesta quarta-feira, 3, Carlos Augusto frequentou o escritório R&R Advocacia duas ou três vezes, para tratar de “reuniões e questões orçamentárias”. A revelação foi feita pelo filho de Rita das Mercês, Gutson Jhonson, que atualmente cumpre prisão domiciliar após ter sido condenado em virtude de desvios cometidos no IDEMA, órgão onde ocupou a função de diretor administrativo, nomeado pela então governadora Rosalba Ciarlini. Gutson, inclusive, assinou acordo de delação premiada sobre os desvios no IDEMA e na própria Assembleia.

“... lá na R&R não se tratou não só dos deputados, iam secretários de estado também, entendeu.... no governo da Rosalba... o próprio Sr. Carlos Augusto 2 ou 3 vezes foi prá lá para tratar de reuniões, questões orçamentárias eram tratadas lá, NE? O próprio Obery uma vez esteve lá também... e se tratava prá lá... O presidente Ricardo Mota tinha a sala dele e ia prá lá e de lá se tratavam negócios do executivo também, NE?...”, afirmou Gutson Jhonson em depoimento ao MP, trecho que pode ser lido na página 45 da denúncia divulgada pelo MP. Leia a íntegra AQUI.
 
Além dos nomes já citados, Gutson confirmou que também frequentavam o escritório políticos como o deputado estadual Ricardo Motta, que tinha, segundo a denúncia, uma sala exclusiva no local; o deputado federal Walter Alves e o senador Garibaldi Alves Filho. O ex-diretor do IDEMA afirmou que a então governadora Rosalba nunca foi vista lá. Confira o trecho da denúncia:



Por fim, o MP destaca na denúncia que as reuniões realizadas no escritório tinham “finalidade espúria”. Veja: “O Escritório de Advocacia pertencente a RITA DAS MERCÊS e RODRIGO MARINHO, sediado originariamente em uma ampla casa na Avenida Jaguarari, funcionou por anos a fio como bunker da organização criminosa. Era ali que se realizavam todas as reuniões com finalidade espúria e eram definidas todas as estratégias de atuação. Funcionava como um locus para receber políticos, seus apaniguados e fornecedores da AL/RN”.
 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário