29 MAR 2024 | ATUALIZADO 18:35
POLÍCIA
Da redação
04/05/2017 14:31
Atualizado
13/12/2018 11:30

“É muito bem-vindo”, afirma diretor do CDP de Apodi sobre novo sistema informatizado

“Feroz”, como o sistema foi batizado, permite um acompanhamento mais detalhado dos presos, visitantes e dos próprios agentes penitenciários que atuam no Centro de Detenção
Blog do Josemário Alves
O Centro de Detenção Provisória (CDP) de Apodi, reconhecido em todo o Rio Grande do Norte como modelo de gestão prisional, foi escolhido para receber o sistema Feroz, iniciativa do Ministério Público, por intermédio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado, (GAECO), e da 2ª Promotoria de Justiça de Apodi, em parceria com a Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (SEJUC).

De acordo com Mário Morais, diretor do CDP, o sistema informatizado tem como objetivo ampliar o acompanhamento e controle das entradas e saídas dos detentos, das saídas dos detentos, bem como otimizar o trabalho dos próprios agentes penitenciários. “É muito bem-vindo. Para nós que fazemos o CDP de Apodi é gratificante esse pioneirismo, mostra que o nosso trabalho é importante para o sistema prisional”, afirmou ao MOSSORÓ HOJE.

Por meio do Feroz, todos os 80 detentos do CDP passam a ter suas informações disponibilizadas em tempo real instantaneamente no sistema. “Por exemplo: se um preso do semiaberto vier ao Centro de Detenção, no dia em que estiver solto, visitar alguém, não será permitida essa entrada, porque o sistema informará automaticamente, hoje ainda é tudo no papel”, explica Márcio Morais.

O objetivo do projeto é alcançar todas as 33 unidades prisionais do Rio Grande do Norte. Dessa forma, com os dados interligados, será possível, acrescenta Márcio Morais, a identificação mais rápida de eventuais fugitivos. “Com certeza vai melhorar o nosso trabalho. Hoje para um PM, um juiz, saber algum dado do detento, precisa consultar o livro com os registros, agora será tudo informatizado”, conclui o diretor do CDP de Apodi.

Atualmente a equipe de implantação está auxiliando os agentes penitenciários na atualização de dados dos detentos e seus respectivos visitantes.
 
 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário