20 ABR 2024 | ATUALIZADO 22:33
ESTADO
Da redação
10/05/2017 12:30
Atualizado
13/12/2018 20:39

Marisqueira de 84 anos ganha escultura em sua homenagem

Artista plástico Guaraci Gabriel inaugura no domingo, 14, uma escultura dentro do mar, com cinco metros de altura, representando Dona Terezinha de Jesus.
O artista plástico potiguar Guaraci Gabriel, autor da escultura “Boca da Noite”, instalada em um terreno às margens da BR-304, em Mossoró, inaugura no domingo, 14 de maio, Dia das Mães, sua mais nova obra: uma escultura dentro do mar, feita em aço inox, representando a pescadora e marisqueira Terezinha de Jesus.

A obra ficará instalada em frente à casa da homenageada, na orla do Rio das Conchas, município de Porto do Mangue. De acordo com o artista plástica, Dona Terezinha, 84 anos, órfã, mãe e negra, é um exemplo de resistência feminina. “Ela vai para o mar desde os 9 anos de idade, criou os filhos assim, e ainda hoje pesca e cata mariscos. Nesta escultura, eu faço a representação dela como a Vênus de Boticcelli, fixada em uma concha”, contou Guaraci ao jornal Tribuna do Norte.

Na escultura, que tem cinco metros de altura e está fixada em uma base de concreto de três toneladas, a técnica utilizada é um misto de grafite com stencil (desenho ou ilustração que representa um número, letra, símbolo tipográfico ou qualquer outra forma ou imagem figurativa). “O stencil para o grafite é um elemento de construção de obra de arte. No meu caso, o stencil é a própria obra de arte. É um limite entre a escultura e o grafite, onde as cores são a luz da paisagem”, explicou ao Tribuna do Norte.
 
Documentário

Dona Terezinha também já foi tema de documentário produzido por meio do projeto Curtas Universitários, que selecionou a proposta da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa). “Mulheres da Lama” foi exibido para todo o Brasil no Canal Futura. A direção é de Francisco Bezerra, atual secretário de Cultura de Porto do Mangue.

Com informações do Tribuna do Norte
 
 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário