29 MAR 2024 | ATUALIZADO 18:35
MOSSORÓ
Da redação
10/05/2017 13:10
Atualizado
14/12/2018 09:09

Cidade Junina: Prefeitura não se inscreve para receber apoio do Governo Federal

Em março, Rosalba foi a Brasília e solicitou a inclusão de Mossoró na relação de municípios que receberão apoio no São João, mas Prefeitura não encaminhou proposta no prazo exigido em edital
Secom/PMM
No final de março, a prefeita Rosalba Ciarlini cumpriu agenda em Brasília visitando ministérios, deputados, anunciando recursos para Mossoró. Na agenda, houve espaço para uma reunião com o ministro do Turismo, Marx Beltrão, ocasião em que a gestora solicitou a inclusão de Mossoró como uma das cinco cidades com projetos que receberão apoio à promoção turística das festas juninas pelo Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur).

Nesta terça, 9 de maio, o Governo Federal divulgou a relação dos cinco municípios contemplados com a chamada pública e, para surpresa de todos, Mossoró sequer oficializou o envio da proposta no período estabelecido em edital, ou seja, de 30 de março a 23 de abril.

A reportagem do MOSSORÓ HOJE entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura, questionando os motivos que levaram o Município a não encaminhar a proposta no prazo previsto. No entanto, a solicitação de informação foi ignorada pela equipe da prefeita Rosalba, assim como todas as demais solicitações feitas recentemente pelo portal.

Mesmo que a Prefeitura tivesse encaminhado a proposta, dificilmente Mossoró estaria entre as cidades escolhidas, pois perderia pontos em itens importantes do edital, como a existência de voos comerciais regulares no destino e a grade de programação do festejo, ainda não finalizada pela gestão.
 
A seleção

Os cinco municípios escolhidos - Belo Horizonte (MG), Bragança (PA), Campina Grande (PB), Corumbá (MS) e São Luís (MA) - terão apoio do Ministério do Turismo em ações de promoção, comunicação e apoio à comercialização. O edital não prevê repasse de recursos públicos para os locais contemplados.

O Ministério do Turismo recebeu propostas de 25 municípios, das quais 16 foram habilitadas (confira lista completa AQUI) e submetidas à análise da comissão julgadora formada por servidores do Ministério do Turismo e da Embratur.

Entre as ações possíveis de serem realizadas por meio do edital destacam-se press trips – visitas de jornalistas e influenciadores digitais aos destinos -, encontro de negócios, inclusão da festa no Calendário de Eventos Juninos, transmissão ao vivo nas redes sociais do MTur, divulgação dos destinos e cobertura jornalística dos festejos.
 

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