20 ABR 2024 | ATUALIZADO 22:33
ESTADO
Da redação
12/05/2017 14:21
Atualizado
13/12/2018 20:38

Após ciberataques na Europa, TJRN tira site do ar e MP suspende internet

Medidas têm caráter preventivo, já que não informações de ataques no Rio Grande do Norte
Reprodução
Como forma de precaução, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte retirou, na tarde desta sexta-feira, 12, o seu site institucional do ar. A decisão se deu após os ciberataques em larga escala que derrubaram sistemas de informações de empresas e instituições na Europa.

O Ministério Público também adotou medidas preventivas, suspendendo os serviços de internet e email. Já o INSS orientou que todos os computadores do órgão fossem desligados. Ainda não há informações de ataques no Rio Grande do Norte.

Apesar de o expediente ter continuado, os prazos processuais foram suspensos para efeito de contagem dos processos. Os prazos que se encerravam nesta sexta-feira foram prorrogados para a próxima segunda-feira (15), segundo a assessoria do TJRN.

Já o Ministério Público informou que "foi necessária a desativação do serviço de internet e de e-mail do MPRN através da Diretoria de Tecnologia da Informação, por medida de segurança".

No INSS, a orientação da diretoria de atendimento em Brasília foi desligar todos os computadores na regional do Rio Grande do Norte.

Ciberataque

Ao menos mais 74 países tiveram empresas e usuários de internet alvos de uma série de ciberataques em "larga escala" que afetaram seus sistemas de informação, computadores e telefonia, segundo a empresa de segurança russa Kaspersky Lab. Os ataques afetaram hospitais públicos na Inglaterra e levaram a cancelamentos de atendimentos e redirecionamento de ambulâncias.

Os ataques usam vírus de resgate (ou "ransomware"), que inutilizam o sistema ou seus dados, até que seja paga uma quantia em dinheiro. A Kaspersky diz que detectou 45 mil ataques em 74 países em relatório divulgado na tarde desta sexta-feira
.
Do G1RN

 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário