19 ABR 2024 | ATUALIZADO 22:33
ESPORTE
Da redação
15/05/2017 10:50
Atualizado
13/12/2018 22:58

Após chuvas, comporta da Barragem de Umari é parcialmente aberta

Segundo o Igarn, comporta estava fechada para ajudar a acumular água no manancial, que teve saldo de 10%. Reunião entre Semarh, Igarn e Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Apodi Mossoró acontece em Areia Branca.
Upanema Net
Após as chuvas no Rio Grande do Norte, a comporta da Barragem de Umari, em Upanema, será reaberta parcialmente de 14 a 19 de maio. Decisão foi tomada em comum acordo pelo Instituto de Gestão das Águas (Igarn) e Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) em acordo com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Apodi Mossoró, em reunião na última sexta-feira,12, em Areia Branca.

Ficou definido que a válvula dispersora será novamente aberta, liberando uma vazão de 200 litros por segundo para o Rio Do Carmo até o final do mês de maio, quando será realizada uma vistoria pelos órgãos competentes para verificar a situação do rio e do reservatório. Reservatório está com 23% de volume; sua capacidade máxima é 292 m/³

No início de junho também será realizada audiência pública e reunião extraordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Apodi Mossoró, em Upanema, para definir a forma de uso e a gestão após o fim do período invernoso de 2017 visando a manutenção das águas da barragem. 

Segundo o Igarn, durante os últimos meses, as chuvas ocorridas na região proporcionaram que o Rio do Carmo, normalmente perenizado pelas águas de Umari, pudesse voltar a ter fluxo naturalmente, o que fez com que, visando Gestão dos Recursos Hídricos, o Igarn fechasse a válvula que liberava água da barragem para o rio, no intuito de conseguir acumular um maior volume de água no reservatório para que o manancial suporte a estiagem até o próximo inverno.

De acordo com estudos dos técnicos do Igarn, a ação possibilitou um saldo positivo de, aproximadamente, 10% no volume do manancial, mesmo com as chuvas irregulares na região.

A reunião com as autoridades Semarh, Igarh, Comitê e Caern foi realizada na sexta-feira, em Areia Branca.

 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário