25 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:39
ESTADO
Da redação
15/05/2017 13:43
Atualizado
13/12/2018 19:51

“Nos sentimos honrados”: estudantes de Baraúna participam de feira científica em Los Angeles

Marcelo Abraão e Beatriz da Costa, com orientação de Priscilla Raquel, apresentam essa semana, nos EUA, projeto de madeira feita com sabugo e palha de milho.
Cedida
Da Escola Estadual João Abreu, em Baraúna, interior do Rio Grande do Norte, para Los Angeles, a segunda cidade mais populosa dos Estados Unidos. Esse é o percurso feito pelos jovens Marcelo Abraão e Beatriz da Costa, que, acompanhados da professora Priscilla Rodrigues, participam ao longo dessa semana da Feira Internacional de Ciências e Engenharia (INTEL ISEF), o maior evento científico, em nível mundial, para alunos pré-universitários.

O trio chegou a Los Angeles no último sábado, 13. Na tarde desta segunda, 15, a professora Priscilla Rodrigues falou com exclusividade ao MOSSORÓ HOJE e destacou o sentimento de conquista alcançado pelos alunos, que foram selecionados para o evento após participação, em março desse ano, da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), em São Paulo.

"A gente ainda está aterrisando, eu como educadora e os meninos como estudantes que têm um futuro pela frente. Aqui são mais de 1,7 mil projetos, quase 80 países. É a maior feira científica do mundo em nível de ensino médio, poucos nordestinos conseguem chegar até aqui. Nos sentimos honrados. Para mim, enquanto professora, com todas as dificuldades que enfrentamos diariamente, é um combustível a mais para continuar minha jornada”, afirmou.

Este ano, apenas duas pesquisas da região Nordeste foram selecionadas para o evento, que distribui cerca de U$ 4 milhões em premiações. O projeto dos dois estudantes potiguares, ambos com 17 anos, chamado Madeco Sabugosa, inova com a fabricação de madeira ecológica a partir da reutilização do sabugo e da palha do milho.

Além da credencial para a INTEL ISEF, a ideia também foi premiada, na Febrace, com o segundo lugar na categoria Ciências Agrárias. “É um painel mais resistente e com maior impermeabilidade do que a madeira em MDF, e com um custo de produção mais baixo”, acrescenta a professora orientadora.

Priscilla reforça que a expectativa a partir de agora é que outros alunos também possam se interessar mais pela ciência, “mostrar até onde eles podem chegar com a conhecimento adquirido em sala de aula”, conclui.

Apoio
 
Os estudantes potiguares estão presentes na Feira de Los Angeles com integral apoio do Governo do RN, por meio da Secretaria da Educação, arcando as despesas da delegação.

A Escola Estadual João Abreu, destaque atual na educação de todo do Rio Grande do Norte, foi fundada no ano de 1965, e atende 1.020 alunos do ensino fundamental e médio.
 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário