19 MAR 2024 | ATUALIZADO 22:55
NACIONAL
Da redação
19/05/2017 12:57
Atualizado
13/12/2018 03:06

No último dia, Enem já tem mais de 6,1 milhões de inscritos

Expectativa é que cerca de 800 mil pessoas se inscrevam ainda nesta sexta, 19, totalizando 7 milhões nas provas deste ano
Agência Brasil
No último dia de inscrição, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) registrava, até as 11h, 6.194.034 inscritos, segundo balanço do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A expectativa é que cerca de 800 mil pessoas se inscrevam ainda hoje, totalizando 7 milhões nas provas deste ano. As inscrições podem ser feitas até as 23h59, no horário de Brasília, no site do Enem.

Aqueles que já fizeram a inscrição têm até o fim do prazo para fazer alguma alteração no cadastro, como, por exemplo, a cidade em que desejam fazer as provas. As provas serão aplicadas em dois domingos consecutivos, nos dias 5 e 12 de novembro.

Para concluir a inscrição, o candidato deve pagar a taxa de R$ 82. O prazo para pagamento pode ser feito até o dia 24 deste mês.

Pelas regras do edital, estão isentos da taxa os estudantes de escolas públicas que concluirão o ensino médio este ano, os participantes de baixa renda que integram o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e os que se enquadram na Lei 12.799/2013 que, entre outros critérios, isenta de pagamento pessoas com renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio, ou seja, R$ 1.405,50.

Os candidatos que solicitarem atendimento especializado ou específico deverão estar atentos aos documentos comprobatórios. Neste ano, serão exigidos laudos médicos, que devem ser enviados em formato digital pelo próprio sistema.

O atendimento especializado é concedido àqueles que comprovarem, por informação do código de Classificação Internacional de Doenças (CID) e inserção de laudo médico, condições de autismo, baixa visão, cegueira, deficiência física, deficiência intelectual/mental, déficit de atenção, discalculia, dislexia, surdez, deficiência auditiva, surdocegueira e visão monocular.

Já o Atendimento Específico é garantido a gestantes, lactantes, idosos, estudantes em classe hospitalar e, a partir de 2017, a outras condições específicas, para as quais deverá ser informado o CID (classificação internacional de doenças). Um exemplo são os participantes diabéticos que usem bomba de insulina.

O resultado das provas poderá ser usado em processos seletivos para vagas no ensino público superior, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas de estudo em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e para obter financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Em caso de problema na hora da inscrição, os candidatos podem ligar para o Inep pelo telefone 0800 616161. O atendimento é das 8h às 20h, no horário de Brasília.

Da Agência Brasil
 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário