19 MAR 2024 | ATUALIZADO 22:55
NACIONAL
Da redação
23/05/2017 14:54
Atualizado
12/12/2018 14:33

Maluf é condenado a mais de sete anos de prisão e à perda de mandato de deputado

Conforme denúncia apresentada pelo MPF, Maluf usou contas no exterior para lavar dinheiro desviado da Prefeitura de São Paulo entre 1993 e 1996
Agência Câmara
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou nesta terça (23) o deputado Paulo Maluf (PP-SP) a sete anos, nove meses e 10 dias de reclusão pelo crime de lavagem de dinheiro e a pagamento de multa.

A pena será cumprida, inicialmente, em regime fechado. Os ministros determinaram ainda a perda do mandato parlamentar e interdição dele para exercício de cargo ou função pública de qualquer natureza. Além disso, Maluf não poderá ocupar o cargo de diretor e membro de Conselho de Administração pelo dobro do tempo da pena aplicada a ele, como prevê a lei de combate à lavagem de dinheiro.

Os ministros Edson Fachin (relator do caso), Luís Roberto Barroso, Rosa Weber e Luiz Fux votaram pela condenação, enquanto Marco Aurélio Mello foi favorável à absolvição por entender que o crime já prescreveu.

Na decisão, os ministros da Primeira Turma do STF decretaram a perda, em favor da União, dos bens, direitos e valores, objetos da lavagem de dinheiro pela qual foi o réu condenado, ressalvado o direito do lesado ou de terceiro de boa-fé.

Conforme a denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal, Maluf usou contas no exterior para lavar dinheiro desviado da prefeitura de São Paulo no período em que ele comandou o Executivo local, entre os anos de 1993 e 1996.

Da Agência Brasil


 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário