24 ABR 2024 | ATUALIZADO 17:57
MOSSORÓ
Da redação
05/06/2017 08:47
Atualizado
14/12/2018 05:31

Maternidade Almeida Castro e UNP ministram mini curso de formação de Doulas

Significa “mulher que serve”. No caso, é uma mulher/mãe experiente que oferece conforto, encorajamento, tranqüilidade, suporte emocional, físico e informativo a mulher durante o pre parto, parto e pós parto.
O Hospital Maternidade Almeida Castro, em parceria com a UNP, oferecerá mini curso de formação "doulas" no período de 6 a 8 de junho, dentro da Programação do X Congresso Científico e Mostra de Extensão e a Semana de Enfermagem da instituição.

A palavra Doula, pouco conhecida, vem do grego. Significa “mulher que serve”. No caso, é uma mulher/mãe experiente que oferece conforto, encorajamento, tranqüilidade, suporte emocional, físico e informativo a mulher durante o pre parto, parto e pós parto.

Esta primeira turma, segundo a coordenadora Edilene Torquato, da Maternidade Almeida Castro, será para 50 pessoas. “Todas as vagas já foram preenchidas e estamos pensando em abrir outras oficinas para capacitar mais mulheres”, destaca Edilene Torquato.

Esta primeira turma foi destinado para servidores do Hospital Maternidade Almeida Castro e alunos da UNP. Futuramente está sendo estudando a possibilidade de ampliar esta formação, abrangendo não só profissionais da saúde, diante da necessidade que se tem em Mossoró.

O mini curso será ministrado por Hildita Siméia de Andrade Chaves, formada doula pelo instituto Mãe do Corpo, de Fortaleza; e Joilma Nayara da Silva, fisioterapeuta da UNP e formada em Doula pelo Grupo de Apoio à Maternidade Ativa e em Pilates pelo IBEM.
 
O que faz uma Doula
A doula oferece suporte emocional através da presença contínua ao lado da parturiente, provendo encorajamento e tranqüilidade, oferecendo carinho, palavras de reafirmação e apoio. Favorece a manutenção de um ambiente tranqüilo e acolhedor, com silêncio e privacidade.

A doula oferece medidas de conforto físico através de massagens, relaxamentos, técnicas de respiração, banhos e sugestão de posições e movimentações que auxiliem o progresso do trabalho de parto e diminuição da dor e desconforto.

Oferece suporte informativo explicando os termos médicos e os procedimentos hospitalares. Antes do parto orienta o casal sobre o que esperar do parto e pós parto. Explica os procedimentos comuns e ajuda a mulher a se preparar física e emocionalmente para o parto, das mais variadas formas.

Também atua como uma ponte de comunicação entre a mulher, sua família e a equipe de atendimento, fazendo os contatos que a mulher desejar.

A doula se faz importante até mesmo num parto cesárea, onde continua dando apoio, conforto e ajudando a mulher a relaxar e tranquilizar-se durante a cirurgia.

Pode estar presente no pós-parto, auxiliando a mãe no seu contato com o recém-nascido e com a amamentação.
 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário