28 MAR 2024 | ATUALIZADO 12:21
MOSSORÓ
Da redação
06/06/2017 13:58
Atualizado
14/12/2018 02:55

Alunos da Uern e da Ufersa desenvolvem aplicativo para público infantil

Disponível gratuitamente no Play Store, Cuba Kids é um aplicativo de realidade aumentada, ideal para crianças de 2 a 5 anos
Agência Brasil
Ter leão, macaco, gatinho – além de outros animais e objetos na palma da mão – encantam as crianças no primeiro contato com o Cubo Kids. O aplicativo de realidade aumentada foi desenvolvido pelos estudantes Carlos Ramon, do 7º período de Ciência da Computação (UERN), e Antonio Kalielson, do 7º período de licenciatura EAD em Informática (UFERSA).

A iniciativa que surgiu de forma despretensiosa, com o intuito de aplicar o conhecimento em torno de algo lúdico e educativo, agora está sendo levada para algumas escolas de Mossoró e utilizada de forma pedagógica por professores do ensino infantil.

A professora de Ciência da Computação, Ma. Ceres Germanna, ressalta que por meio do contato com professores e alunos, o aplicativo será aprimorado pelos estudantes.

As pesquisas estão sendo desenvolvidas no Laboratório de Engenharia de Software (LES), localizado no Campus Central da UERN. O Grupo de Pesquisa de Software (GES) forneceu o equipamento necessário para que o experimento seja levado às escolas.

“A ideia surgiu a partir da minha filha de 3 anos… Queria fazer com que ela não só usasse o celular, mas interagisse de forma lúdica e educativa”, afirma Kalielson, explicando que a ferramenta de desenvolvimento foi a Unity e a tecnologia utilizada é de reconhecimento de padrões de imagem que mostra os objetos em 3D.

A professora Ceres Germanna conta que a primeira visita foi realizada no início de maio, no Colégio Pequeno Príncipe. “Inicialmente houve uma reunião com a equipe pedagógica e professores da educação infantil. Passamos por 10 turmas, a aceitação foi muito boa. Temos agora duas escolas públicas agendadas”, comenta Ceres.

O APLICATIVO

Disponível gratuitamente no Play Store, apenas para aparelhos com sistema Android, o Cubo Kids é um aplicativo que ocupa 100 mb.
Para a interação, é necessário imprimir as tarjetas que trazem as figuras de animais, números e cores. Para a impressão das figuras clique AQUI.

O aplicativo permite o uso da tecnologia de forma educativa e é voltado para crianças de 2 a 5 anos. Além das imagens em 3D, o Cubo Kids emite sons de animais e faz a tradução para o inglês.

Uma das dicas das professoras é a inclusão de formas geométricas. Essas e outras observações que visem o aprimoramento do aplicativo são bem-vindas pelos desenvolvedores do Cubo Kids. A ideia agora é expandir.

Da Agência Brasil
 
 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário