25 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:39
NACIONAL
Da redação
09/06/2017 18:03
Atualizado
13/12/2018 15:49

Com voto de 'minerva' de Gilmar Mendes, TSE livra Temer de cassação

Por 4 votos a 3, votação foi finalizada no início da noite desta sexta-feira, 9. Com o resultado do julgamento, o presidente, que concorreu como vice de Dilma, se mantém no cargo.
O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) absolveu nesta sexta-feira (9), o presidente Michel Temer do processo de cassação da chapa formada por ele e Dilma Rousseff nas eleições de 2014.

Foram 4 votos a 3 contra a cassação no processo aberto a pedido do PSDB, derrotado naquela disputa. Com o resultado do julgamento, o presidente, que concorreu como vice de Dilma, se mantém no cargo.

Depois de nove horas - entre quinta e sexta - fazendo a leitura de seu voto, o relator da ação, ministro Hernam Benjamim, pediu a cassação da chapa por abuso de poder político e econômico e disse que se recusava a fazer "papel de coveiro e prova viva". 

Além de Benjamim, votaram a favor da cassação Luiz Fux e Rosa Weber. Já Napoleão Nunes Maia, Admar Gonzada e Tarcísio Vieira, os últimos dois nomeados por Temer ao tribunal eleitoral, votaram contra a cassação.

Com o placar empatado de 3 a 3, coube ao presidente do TSE Gilmar Mendes decidir o seguimento do caso. A expectativa se cumpriu e o ministro votou contra  a cassação. Mendes já era considerado forte aliado do governo no TSE.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário