24 ABR 2024 | ATUALIZADO 09:44
ESTADO
Da redação
12/06/2017 14:00
Atualizado
13/12/2018 16:46

Ufersa e UFRN se mantêm entre as melhores universidades do país, aponta MEC

Instituições alcançaram nota 4, em uma escala que vai até 5, no Índice Geral de Cursos. Já a Uern obteve nota 3, assim como o IFRN. Confira ranking:
Arquivo/MH
O Ministério da Educação atualizou a relação do Índice Geral de Cursos (IGC), que avalia as universidades e faculdades do país através de indicadores como o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) de 2015. Mais uma vez, a Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) se mantiveram entre as melhores do país, com nota 4, em uma escala que vai até 5.

Indicador oficial do ensino superior, o ICG leva em conta a qualidade de cursos de graduação, por meio Enade, Conceito Preliminar de Cursos (CPC) e também a nota Capes, que mede o desempenho na pós-graduação (mestrado e doutorado). Para entrar na categoria de excelência, uma instituição precisa chegar às faixas 4 ou 5. Quem não atinge a nota mínima 3 tem classificação insatisfatória, segundo o Ministério da Educação (MEC).

No Rio Grande do Norte, apenas a Ufersa e a UFRN alcançaram a nota 4 entre as instituições de ensino públicas. A Universidade do Estado do RN (Uern) obteve nota 3, assim como o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN).

Entre as instituições particulares se destacaram o Centro Universitário Facex (UniFacex) e o Centro Universitário do RN (UNI-RN). Ambas receberam nota 4 no IGC. A Faculdade de Ciências e Tecnologia Mater Christi, com sede em Mossoró, que havia obtido nota 2 no último ICG, melhorou o seu desempenho, saltando para 3.

Apenas uma instituição do RN ficou entre as piores do Brasil, a Faculdade do Seridó, em Currais Novos, com IGC 2.
 
Confira o ranking completo das instituições avaliadas no RN:

Públicas:

UFRN: 4
Ufersa: 4
Uern: 3
IFRN: 3
 
Privadas:

UniFacex: 4
Uni-RN: 4
Faculdade Estácio de Sá: 3
Mater Christi: 3
Faculdade Católica Santa Teresinha: 3
Instituto de Ensino Superior do Rio Grande do Norte: 3
Facene: 3
Faculdade Diocesana de Mossoró: 3
Faculdade Evolução Alto Oeste Potiguar: 3
Faculdade Dom Heitor Sales: 3
Faculdade do Seridó: 2
 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário