19 MAR 2024 | ATUALIZADO 22:55
POLÍCIA
Da redação
22/06/2017 13:21
Atualizado
13/12/2018 08:26

Traficante internacional pede na Justiça Federal transferência para o RN

José Carmo de Brito, vulgo "Zé Mala", foi preso pela PF no Ceará em 2015; a Justiça Federal decidiu transferi-lo para o sistema estadual do Ceará, mas defesa alegou 'risco de morte' e pediu para ele ser levado para o RN.
Diário do Nordeste
O Sistema Penitenciário do Rio Grande do Norte pode receber o traficante internacional de drogas José Ivan Carmo de Brito, o "Zé Mala", preso em setembro de 2015 em Operação Cardume da Polícia Federal no Ceará. A informação é do jornal Diário do Nordeste. "Zé Mala" está detido no presídio federal de Porto Velho, de segurança máxma, localizada no Estado de Rondônia. 

Segundo a decisão da 11ª Vara Federal, da Justiça Federal do Ceará, o Ministério Público entendeu que o preso "não exercia função de liderança na mencionada organização criminosa, não havendo mais motivos para sua manutenção em presídio federal". A Justiça acatou e decidiu pela transferência do preso para o sistema penitenciário estadual do Ceará. No entanto, a defesa de José Carmo pediu que a transferência fosse para o Rio Grande do Norte, alegando que o réu corria risco de morte caso viesse para o Ceará. A 11ª Vara aceitou o pedido.

A defesa de "Zé Mala" ainda pediu a revogação da prisão do réu, mas a justiça não acatou, entendo que, mesmo ele não liderando a quadrilha, participava ativamente. Contra José Carmo, pesam acusações como homicídio qualificado, e corrupção de polícia civil e existência de relacionamento escusos com outros policiais civis. 

A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc-RN), informou ao Diário do Nordeste que não foi notificada sobre a possível transferência de José Carmo de Brito para qualquer uma de suas unidades.


 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário