20 ABR 2024 | ATUALIZADO 22:33
MOSSORÓ
Da redação
23/06/2017 11:13
Atualizado
13/12/2018 23:38

Tarcísio Gurgel lança em livro versão inicial do espetáculo Chuva de Bala

“Depois de sucessivas encenações exitosas do Chuva de Bala, vi a necessidade de oferecer ao público a versão inicial do espetáculo em forma de livro", afirmou Tarcísio.
Secom/PMM
Por ocasião dos 90 anos da resistência de Mossoró ao bando de Lampião, o escritor Tarcísio Gurgel lançou nesta quinta-feira, 22, o livro “Chuva de Bala no País de Mossoró”. O evento ocorreu no salão Joseph Boulier, no Memorial da Resistência.

“Depois de sucessivas encenações exitosas do Chuva de Bala, vi a necessidade de oferecer ao público a versão inicial do espetáculo em forma de livro, em forma documental”, revela Tarcísio Gurgel, que lança o exemplar 15 anos após escrever o texto que inspirou o espetáculo ao ar livre que atrai todos os anos milhares de pessoas para o adro da Capela São Vicente.

A prefeita Rosalba Ciarlini declarou estar encantada com o livro. “Com o texto de Tarcísio Gurgel, pudemos montar em Mossoró o espetáculo belíssimo que resgata a resistência do povo de Mossoró. Desde 2002, resgatamos de forma especial esse feito histórico, que, como diz o próprio Tarcísio, conta a história de Mossoró, numa mistura de realidade com um pouco de fantasia”, afirma.

Para o pesquisador e sócio do Instituto Cultural do Oeste Potiguar (Icop), Kydelmir Dantas, mais do possibilitar a realização do espetáculo, o texto de Tarcísio Gurgel possibilita um resgate histórico de um fato importante do município. “Agora, com seu texto impresso, a obra é um documento importante para que os pesquisadores possam conhecer a história mais a fundo”, comenta Kydelmir.

A turista Carmem Parisotto veio de Aracajú (SE) para conhecer de perto o relato sobre a coragem e a resistência do povo de Mossoró. “Comprei o livro e vou ver o Chuva de Bala para conhecer essa história de resistência”, afirma. Sessenta alunos da Escola Municipal Francisca Freire, de Guamaré, também foram prestigiar o lançamento. A visita faz parte de um trabalho sobre a cultura potiguar, segundo o coordenador Erivan Miranda. “Estou ansiosa para conhecer mais sobre a cultura da nossa região”, declarou a estudante Cristina Nascimento.

Ao longo de 15 anos, o texto original de Tarcísio Gurgel vem sendo enriquecido, com música, cinema, coreografia e dando forma ao espetáculo tradicional da programação do Mossoró Cidade Junina. “O Chuva de Bala no País de Mossoró se transformou em um espetáculo grandioso. Fico orgulhoso vendo o espetáculo e saber que contribuir para sua existência”, comenta Tarcísio Gurgel.
 
ESPETÁCULO CHUVA DE BALA
 
Na edição deste ano, o texto Tarcísio Gurgel é vestido pela música de Danilo Guanais, que ganha novos arranjos pelas mãos dos músicos Eduardo Pinheiro e Marco França. Na direção de palco e produção executiva, Gilca Leonardo, ao lado do produtor executivo Emanuel Castro. A direção geral é de João Marcelino. A apresentação do Chuva de Bala no País de Mossoró é realizada de quinta-feira a domingo, a partir das 21h, no adro da Igreja de São Vicente. As encenações seguem até dia 30 de junho.
 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário