29 MAR 2024 | ATUALIZADO 18:35
SAÚDE
Da redação
23/06/2017 14:27
Atualizado
14/12/2018 00:07

Aliado de Henrique propõe acordo de delação premiação, afirma imprensa natalense

De acordo a jornalista Thaisa Galvão, empresário e ex-secretário de Obras de Natal deverá ser solto ainda nesta sexta-feira, 23.
Reprodução/Inter TV Cabugi
O empresário e ex-secretário de Obras da Prefeitura de Natal, Fred Queiroz, propôs acordo de delação premiada. A informação está sendo divulgada pela imprensa natalense.

De acordo com o blog da jornalista Thaisa Galvão, Fred, apontado pelo Ministério Público Federal como um dos principais aliados do ex-deputado Henrique Alves no esquema de lavagem de dinheiro na campanha ao Governo do Estado de 2014, deverá ser solto ainda nesta sexta-feira, 23.

“Preso no Quartel da PM em Natal, o ex-secretário de Obras da Prefeitura de Natal, Fred Queiroz, será solto ainda hoje. Advogado de Fred, Eduardo Nobre negociou com o Ministério Público um acordo de delação premiada. Tanto o MPF quanto o MPE demonstraram interesse. O caso foi remetido à Justiça para homologar, a partir de parecer do MP”, escreveu Thaisa Galvão.

A jornalista acrescenta que o advogado de Fred, Eduardo Nobre, enviou requerimento ao juiz federal Eduardo Guimarães solicitando a revogação da prisão do ex-secretário. “O argumento usado foi a delação do empresário. O advogado foi informado que Fred Queiroz vai para casa ainda hoje, mas deverá prestar depoimento à Justiça Federal na próxima semana. Depoimento com riqueza de informações, ou seja, a delação”, conclui Thaisa.
 
Esquema


Segundo o MPF, o dinheiro pago em 2014 à empresa Pratika Locação de Equipamentos, administrada pelo empresário e ex-secretário de Obras de Natal, Fred Queiroz, sob o pretexto de prestar serviços de “militância e mobilização de rua”, serviu na verdade para comprar apoios políticos para a campanha de Henrique.
 
Fred e Arturo Arruda Câmara, cunhado do ex-deputado federal e dono da agência de publicidade Art & C, contribuíram, conforme a denúncia apresentada à Justiça, com a “estrutura organizada para lavagem, por meio de prestações de contas eleitorais, dos valores ilicitamente obtidos”.

Informações da Receita Federal e do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) apontaram que, somente pela Pratika, transitaram mais de R$ 9 milhões da campanha de Henrique Alves, dos quais R$ 5,5 milhões foram sacados em espécie. A empresa está no nome da esposa de Fred Queiroz, Erika Montenegro Nesi, e também teria recebido em suas contas parte da propina repassada em dinheiro, via “caixa dois”, pela empreiteira Odebrecht.
 
 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário