19 ABR 2024 | ATUALIZADO 12:32
NACIONAL
Da redação
12/07/2017 11:35
Atualizado
13/12/2018 16:18

Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos e meio de prisão no caso do tríplex

Juiz da Lava Jato afirma que ex-presidente recebeu R$ 3,7 milhões de propinas da OAS, no tríplex do Guarujá; é a primeira sentença contra o petista por crimes de corrupção e lavagem de dinheiro no esquema da Petrobras.
Reprodução
O juiz federal Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato, na primeira instância, condenou a nove anos e seis meses prisão nesta terça-feira, 12, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Lula era acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, crimes nos quais estaria envolvido no apartamento tríplex no Guaruja (SP). 

O ex-presidente foi condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro pela acusação de ter sido beneficiado com o tríplex. Na mesma sentença, Moro absolveu Lula pelas "imputações de corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo o armazenamento do acervo presidencial por falta de prova suficiente de materialidade". 

Neste caso, há suspeita é de que ele teria recebido R$ 3,7 milhões em propina por conta de três contratos entre a empreiteira OAS e a Petrobras. 

Segundo o Ministério Público Federal, que ofereceu a denúncia em setembro de 2016, o valor teria sido repassado a Lula por meio do tríplex e do pagamento pelo armazenamento de bens do petista entre 2011 e 2016, como presentes recebdos no período em que ele era presidente. 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário