GERAL

“É uma ferramenta para ajudar o próximo”, destaca criador do perfil @seguidorsolidario

Foto: Valéria Lima/MH
12 Jul
18:25 2017
A+   a-
Maricelio Almeida/MH
Já imaginou ajudar o próximo com apenas um clique? É assim que o perfil @seguidorsolidario, no Instagram, já conseguiu, até esta quarta-feira, 12, reunir mais de 40 mil pessoas com um objetivo em comum: transformar o ato de seguir em doações para a Associação de Apoio aos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Mossoró.

A cada novo seguidor, a APAE receberá R$ 0,10. A meta é atingir, até o dia 31 de julho 100 mil seguidores, o que representará uma doação de R$ 10 mil para a instituição. O idealizador desta iniciativa, o empresário Yure Sousa, visitou a redação do Portal Mossoró Hoje na tarde desta quarta, 12, e detalhou como a campanha funciona.

“É muito simples: não custa nada para ninguém, basta entrar no perfil do Seguidor Solidário, pedir para seguir, o que automaticamente reverte uma doação de R$ 0,10 para a APAE. Pode contribuir mais chamando amigos, parentes, compartilhar essa ideia”, destacou.

Conforme explicou Yure, os R$ 10 mil que serão direcionados à APAE após o perfil alcançar os 100 mil seguidores estão sendo doados por pessoas que acreditam no projeto e se disponibilizaram em ajudar a campanha.

“Primeiro uma pessoa disponibilizou uma quantia de R$ 5 mil. Estipulamos uma meta de 100 mil seguidores, o que daria uma média de R$ 0,05 por seguidor, após o início algumas pessoas me procuraram para saber como ajudar, melhorar o valor a ser arrecadado, então cinco novos doadores entraram cada um com R$ 0,01 por seguidor”, relatou.

Ainda segundo Yure Sousa, a ideia de criar o uma campanha solidária surgiu, inicialmente, como forma de angariar novos seguidores para o perfil da sua empresa no Instagram. “Vi que tinha como propagar essa ideia e criar uma ferramenta para ajudar o próximo, promover campanhas e ajudar algumas entidades que realmente necessitam, precisam muito”, disse.

Sobre a escolha da Apae como primeira instituição contemplada, Yure justifica que a decisão foi motivada pela importância do trabalho realizado pela Associação. “É uma instituição que atua há muitos anos no Brasil inteiro. Vi que faz um trabalho muito bacana. Fui lá conhecer para ver quem eles atendiam, a necessidade”, acrescenta o empresário.

Caso a meta não seja alcançada até o dia 31 de julho, a doação será proporcional ao número de seguidores. “Hoje tem 40 mil seguidores, então já tem garantido R$ 4 mil. Se antes do dia 31 atingir o objetivo, já temos a segunda campanha, com 10 doadores, sendo que cada um vai disponibilizar R$ 0,01 por seguidor, e a instituição que receberá a quantia é a Associação de Apoio aos Portadores de Câncer de Mossoró e Região (AAPCMR)”, revela Yure Sousa.
 

Além das instituições que serão beneficiadas, o perfil @seguidorsolidario também tem o objetivo de promover campanhas mais específicas em casos de urgência, como angariar recursos para alguém que esteja precisando de uma cirurgia. “Podemos mobilizar as pessoas para em questão de horas salvar uma vida”, reforça Yure Sousa.

Questionado se futuramente o @seguidorsolidario poderá ser transformado, futuramente, em um perfil comercial ou até mesmo político, o idealizador do projeto garante que não há essa possibilidade.

“De forma alguma. Estou envolvendo muita gente que está apoiando a causa, tenho meu nome a zelar, como pessoa não quero desapontar os outros. Podem ficar tranquilos porque esse é um compromisso que tenho, não transformar o perfil em comercial ou político”, pontuou o empresário.

A seriedade da campanha, relata Yure, pode ser atestada pelo fato de já ter sido assinado, por exemplo, um termo de compromisso em cartório, garantindo que o dinheiro arrecadado nessa primeira etapa será repassado integralmente à APAE. “A questão de massificar o seguidor é para que quando vierem as próximas campanhas, possamos alcançar o objeto de forma mais fácil e rápida”, explica.

Por fim, Yure Sousa destaca que o perfil já vem angariando seguidores de outras cidades, como Natal, Fortaleza e até mesmo São Paulo. “Futuramente, nossa intenção é levar as campanhas também para cidades vizinhas. Esse é um perfil para promover boas ações”, conclui.
 

MAIS NOTÍCIAS


COMENTÁRIOS