25 ABR 2024 | ATUALIZADO 16:17
ESTADO
Da redação
23/07/2017 11:16
Atualizado
14/12/2018 03:38

Ibama sugere medidas preventivas com relação a presença de jacarés no Alto Oeste do RN

Estudo foi realizado durante o mês de maio e o IBAMA constatou que o açude do Sítio Cantinho, em Encanto, é um criadouro de Jacarés e orientou que o local seja sinalizado e a população esclarecida
A Prefeitura de Encanto recebeu parecer técnico do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), em relação a vistorias realizadas em açudes municipais, ainda no mês de maio, por ocasião do aparecimento de um jacaré-do-papo-amarelo (Caiman latirostris) na comunidade Ponta da Serra. O orgão ambiental fez uma série de recomendações a população, destacando-se sinalizar a presença dos répteis.

Veja mais
Moradores encontram jacaré de papo amarelo no quintal de casa em Encanto

Ambiental captura jacaré de mais de dois metros em Mossoró
Moradores capturam jacaré na zona rural de Felipe Guerra
Agricultor captura jacaré de um metro e sessenta em Pilões

Moradores de Felipe Camarão capturam jacaré procurando comida no quintal de casa
 
No relatório, está constatada a existência de espécimes do animal em açude do Sítio Cantinho, o qual fica em uma propriedade privada. No documento, também estão propostas alternativas e fornecidas orientações acerca da diminuição do risco de acidentes/ataques a humanos, principal preocupação do Executivo. No mesmo documento, consta que os moradores são cientes da presença de jacarés nos açudes da região. 
 
Segundo a secretária da pasta ambiental do município, Patrícia Nogueira, não é possível fazer a captura desses répteis no seu criadouro, portanto, alguns questionamentos foram levantados pela secretaria, culminando em esclarecimentos e sugestões expostos no Parecer Técnico nº 2/2017, emitido pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres em Natal.
 
Em uma das considerações, o destaque é dado ao Açude Público. "Em relação ao açude municipal, a distância existente entre o corpo d'água localizado no Sítio Cantinho dificilmente permitiria um deslocamento de animais entre os dois, sem antes ser avistado pela população", assegura o relatório.
 
Patrícia, embora considerando a situação uma problemática, pois, de certo modo, amedronta os moradores, não vê o fato como uma anormalidade. "Essa situação não é só no Encanto. São em várias outras cidades que está acontecendo", revelou.
 
Para a titular do Meio Ambiente, a resolutividade da questão na região está simplificada da seguinte forma: "O que o pessoal deve fazer é, se encontrar na cidade de Encanto, ligar para a secretaria [9 98117-3067].

Em outra situação, ligar para o Corpo de Bombeiros que eles fazem a captura, levam para o Ibama de Mossoró, que encaminha até o Ibama de Natal". No entanto, em algumas situações, o próprio IBAMA também recomenda que os jacarés, no caso de vir a ser capturado na cidade, ser solto no açude do Sítio Cantinho, pois fica afastado da cidade e os moradores próximos são cientes da presença do réptil no local.

Segue o parecer dos especialistas sobre a presença de jacarés em Encanto




 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário