28 MAR 2024 | ATUALIZADO 18:35
ESTADO
Da redação
26/07/2017 14:54
Atualizado
13/12/2018 11:56

Tese de doutorado de servidora do SAMU/RN produz curso de Suporte Básico de Vida

Curso tem como objetivo atualizar profissionais de saúde no atendimento às vítimas de parada cardiorrespiratória, parada respiratória e obstrução de vias aéreas por Corpo Estranho
Sesap
Por meio do trabalho desenvolvido no período de doutoramento da coordenadora do Núcleo de Educação Permanente do SAMU 192 RN, Isabel Karolyne Fernandes Costa, o público brasileiro terá acesso de forma gratuita na plataforma www.avasus.ufrn.br ao curso de Suporte Básico de Vida com ações de suporte básico de vida recomendadas pelo American Heart Associatio.

De acordo com Isabel Karolyne a princípio, o curso foi delineado para acadêmicos e profissionais de saúde, no entanto sua linguagem está tão simples e didática que pode ser realizado por qualquer outro profissional. Para ter acesso ao curso basta acessar o seguinte endereço www.avasus.ufrn.br e se cadastrar gratuitamente no curso de "Suporte Básico de Vida", concluído o curso, o aluno recebe um certificado com carga horária de 30h.

O curso tem por objetivo atualizar profissionais de saúde no atendimento às vítimas de parada cardiorrespiratória (PCR), parada respiratória (PR) e obstrução de vias aéreas por Corpo Estranho (OVACE). Para sua produção e disponibilização nessa plataforma, foi feita uma parceria com o Laboratório de Inovação Tecnológica da UFRN (LAIS), com o Serviço de Educação a Distância da UFRN (SEDIS), o Hospital Universitário Onofre Lopes e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do RN (SAMU 192 RN).

Isabel Karolyne apresentou seu trabalho de conclusão do doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A pesquisa teve por objetivo analisar as evidências de validação de um curso de Suporte Básico de Vida (SBV) na modalidade de ensino a distância (EAD) para acadêmicos e profissionais de saúde. 

O trabalho se desenvolveu em duas etapas com uma pesquisa metodológica, quantitativa onde houve a construção e validação do conteúdo de três ferramentas: um instrumento de avaliação de conhecimento em suporte básico de vida (ACSBV), o conteúdo do curso de Suporte Básico de Vida (CSBV) e a elaboração de um roteiro do jogo educativo simulado de Suporte Básico de Vida (JESBV). 
 
Com informações da Assessoria/Sesap
 
 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário