29 MAR 2024 | ATUALIZADO 18:35
ESTADO
Da redação
27/07/2017 07:40
Atualizado
13/12/2018 11:56

"Eu não tô nem acreditando", diz agricultor ao formar o filho em Pedagogia no interior do RN

Francisco Peixoto da Silva juntou um dinheirinho para alugar um carro e viajar mais de 80 km até Pau dos Ferros. O filho, Francisco Marcos da Silva, recebeu o diploma de Pedagogo na última terça, 25, no Campus da UERN
Agecom UERN
A noite da última terça-feira, 25, foi de grandes emoções para diversos formandos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) Campus Pau dos Ferros, localizado no Alto Oeste potiguar. 

Para celebrar um instante de tanto contentamento, valeu até juntar dinheiro para alugar um carro e viajar mais de 80 quilômetros até Pau dos Ferros.

Natural do município de São Miguel, o agricultor Francisco Peixoto da Silva viajou com a família para assistir ao filho, Francisco Marcos da Silva, receber o diploma do curso de Pedagogia.

“Eu não tô nem acreditando”, comentou Francisco Peixoto, cujo filho foi o primeiro membro da família a conquistar o nível superior. O orgulho é ainda maior, disse o agricultor, que não sabe ler nem escrever, pelo fato de Marcos ter se formado em uma área ligada à Educação.

Desde adolescente, contou, o filho o ajudava nos trabalhos no campo, mas nunca deixou de se dedicar aos estudos. “Às vezes chegava em casa de noite e não dava tempo nem ir jantar, já ia pra aula”.

Para Marcos, o principal obstáculo para concluir a graduação eram os deslocamentos diários de mais de 80 quilômetros entre a casa e a universidade, sobretudo quando não havia transporte gratuito até Pau dos ferros. “Teve mês que tinha que gastar mais de 150 reais só de transporte”, relatou.

De todo modo, destacou o pedagogo, todo o esforço mostrou ter valido a pena na noite da colação. “Eu me sinto um vitorioso”, resumiu.

Receberam o diploma alunos dos cursos de Ciências Econômicas, Administração, Ciências Contábeis (Núcleo São Miguel), Pedagogia, Letras – Língua Portuguesa, Letras – Língua Portuguesa (Núcleo de Umarizal), Enfermagem, Enfermagem (Campus Central), Educação Física e Ciências Sociais – Parfor.

Homenagem

A cerimônia foi marcada também pelo discurso da engenheira florestal e mestranda Josenilda Aprígio Dantas de Medeiros, que na ocasião representou a família da professora Joseney Rodrigues, sua cunhada. Joseney faleceu em um acidente de trânsito na RN-233, entre Triunfo Potiguar e Paraú. No acidente, seu filho de 8 anos e sua mãe também faleceram. Joseney era diretora do Campus UERN Pau dos Ferros.

Josenilda ressaltou o empenho que diretora do campus demonstrou desde a graduação no curso de Ciências Econômicas, bem como seu esforço pelo desenvolvimento da região do Alto Oeste Potiguar. “Joseney nunca se abateu ante as lutas travadas para com o campus, até porque é preciso ter coragem. E isso, como sabemos, ela tinha de sobra”, disse Josenilda.

Ao final de sua fala, Josenilda realizou a entrega simbólica de 240 livros do acervo pessoal de Joseney à UERN em Pau dos Ferros.





 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário