25 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:39
SAÚDE
Da redação
31/07/2017 13:01
Atualizado
14/12/2018 08:45

Reitor ameaçado de morte por oferecer título de doutor a Lula é de Francisco Dantas, RN

O potiguar Jairo José Campos, reitor da Universidade do Estado do Alagoas (Uneal) foi ameaçado por telefone. "Disseram que eu seria um homem morto, no primeiro dia após a concessão do título de Doutor Honoris Causa ao Lula", disse
Reprodução
O reitor da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), o potiguar natural Francisco Dantas, Jairo José Campos foi ameaçado após anunciar que concederia o título de Doutor Honoris Causa ao ex-presidente Lula (PT). A polêmica começou semana passada, e ele, incusive, foi até a Delegacia de Polícia Civil realizar Boletim de Ocorrência (B.O.) por conta da ameaça. 

Em entrevista ao G1, Jairo explicou que a ameaça foi feita na quarta-feira, dia 26, por telefone. A Secretaria de Segurança Pública do estado informou que o caso será investigado pela delegada Maria Fernandes Porto, titular do 53º Distrito Policial.

“A secretaria executiva da Uneal recebeu uma ligação, com voz de homem, perguntando por mim. Ela disse que eu tinha saído para almoçar, então ele perguntou se iria haver a concessão do título ao ex-presidente, então ela disse que sim. Foi aí que ele deixou um recado dizendo que se eu fizesse isso, no outro dia eu estaria morto”, falou o reitor.

Segundo ele, o processo para a concessão foi aberto há mais de 5 anos. “Em 2012 isso foi votado e aprovado pelo Conselho. Isso foi logo que ele deixou a presidência, e a entrega oficial não aconteceu por conta de agenda”, disse ao ressaltar que Lula deve receber a homenagem em agosto, quando vier ao estado.

O B.O. foi registrado ainda no dia 26 na Delegacia de Arapiraca por Campos na companhia de um advogado da universidade e da secretária executiva que atendeu o telefone. Na delegacia, o reitor pediu que a ligação fosse rastreada.

“Uma decisão colegiada da universidade é uma decisão que, quem está no meu lugar, precisa respeitar. Eu não desrespeito nada, ainda que sejam equivocadas, as decisões dos órgãos colegiados, do debate, da discussão universitária. Acho que o ex-presidente faz jus ao título, não é demérito de forma alguma, por tudo que ele representou, embora não tenha sido uma idealização minha”, explicou.

Relato do reitor em sua página no Facebook após receber a ameaça

Venho, através da presente postagem, tornar público a comunidade acadêmica da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL e à sociedade alagoana, que ontem, quando eu voltava do almoço para a Reitoria, aproximadamente, às 14h30min., a Secretária Executiva da UNEAL recebeu uma ligação no telefone fixo da Instituição, ameaçatória, destinada a mim, afirmando que eu seria um homem morto, no primeiro dia após a concessão do título de Doutor Honoris Causa ao ex-presidente Lula, prevista para o mês de agosto.
Como realizarei, mesmo, a concessão do ato, aprovado, democraticamente, respeitando todas as normas regimentais da UNEAL, por 100% do Conselho Superior, órgão máximo de deliberação da Instituição que represento, com resolução publicada no Diário Oficial de Alagoas ainda em 2012, tomei os seguintes encaminhamentos:
1-Abri um boletim de ocorrência-BO na delegacia civil de Arapiraca. (Fui acompanhado pelo advogado da UNEAL, a secretária executiva, a assessora de comunicação e a pró-reitora de gestão e planejamento).
2-O advogado solicitou o rastreamento da ligação para identificar a procedência da ligação e demais providências de investigação.
3-Comuniquei ao excelentíssimo senhor governador Renan Filho para que, junto com a Secretaria de Defesa Social de Alagoas, tomem as medidas cabíveis.
Lamento, profundamente, que tenhamos que conviver com tais posturas fraudadas no ódio e contra a integridade e dignidade humana. Não bastassem os problemas de toda ordem ora vividos pelos gestores das Universidades públicas brasileiras, em função das recentes posturas políticas relacionadas ao cumprimento de nossas missões institucionais.
Comunico aos meus familiares e amigos que tenho buscado a tranquilidade que o caso requer e, como homem público que sou, estou sob controle e proteção do Estado.
Espero continuar seguindo o curso da vida e de minha missão concedida pela maioria da comunidade acadêmica da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL.
Prof. Jairo José Campos da Costa
Reitor da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário